São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procurador investiga privilégios a deputados

DA SUCURSAL DO RIO

Folhas de papel ofício com nomes de passageiros e de seus ``protetores" serão a base da investigação sobre a existência de um esquema de tratamento privilegiado na alfândega do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
Todo o material está com o procurador da República André Barbeitas. Cada folha tem datilografadas várias vezes as palavras ``passageiro", ``vôo" e ``ingresso".
Os espaços em branco estão preenchidos a mão por funcionárias do aeroporto, com o nome do passageiro e o da pessoa que o indica como merecedor de atenção especial.
As folhas preenchidas entre fevereiro de 94 e fevereiro de 95 trazem mais de 300 nomes. Desse total, cerca de 80 são de deputados ou pessoas ligadas a parlamentares.
Em alguns dias, de cada folha constam mais de dez nomes.
Ao lado da maioria dos nomes está escrito ``dr. Seraphim", referência ao superintendente da Receita no Rio, Seraphim Cipriano.
O nome ``Seraphim" aparece também ao lado dos nomes de Márcio Molinaro e Aldir Cardoso, que, segundo a polícia, são suspeitos de envolvimento com o jogo do bicho.
Molinaro assinou como diretor-presidente uma ata de reunião da Comverge, uma entidade criada pelos bicheiros e extinta no ano passado.
A mesma ata, do dia 16 de janeiro de 1990, foi assinada pelos bicheiros José Carlos Monassa, José Petrus Kalil e Luiz Pacheco Drummond.
Vários pedidos de ``atenção especial" para os passageiros foram encaminhados pelo Congresso Nacional, por consulados e por tribunais. Outros vêm de funcionários de órgãos federais, principalmente da Receita Federal.
``Quero saber qual o critério existente para esse tratamento especial. Aí há deputados e autoridades, mas há contraventores, parentes, gente de todo tipo", afirmou o procurador Barbeitas.

Texto Anterior: Presidente comete gafe
Próximo Texto: Comissão aponta 1.750 hospitais inacabados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.