São Paulo, sexta-feira, 7 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pastor usa enxada para ``curar" gays

Martins é vereador de Salvador (BA)

XICO SÁ
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

Sob o lema bíblico ``arrependei-vos", o vereador evangélico Alvaro Martins (PT do B) organizou um centro para ``recuperar" homossexuais e drogados.
Localizado na Boca do Rio, periferia de Salvador, o projeto Centro de Recuperação Desafio Jovem, segundo o vereador, é um exemplo de política de combate às pregações do Grupo Gay da Bahia, o maior e mais barulhento do país, presidido pelo antropólogo Luiz Mott.
``Aqui, nós ensinamos homem a ser homem", diz o vereador do Partido Trabalhista do Brasil. ``Já curamos várias pessoas em nome da fé em Jesus".
Martins, 53, foi candidato derrotado pelo PRN ao governo da Bahia. Religioso, pertence aos quadros da Igreja Batista.
Em companhia de mais dois vereadores do PT do B, ele tem feito campanhas regulares contra as pregações do grupo gay.
Os sermões rendem votos: Martins está no seu segundo mandato como vereador. Na eleição para o governo baiano, obteve 99 mil votos, o que lhe rendeu o terceiro lugar em Salvador.
O vereador exibiu, como exemplo de ``homem recuperado", pronto para ``possuir" uma esposa, o escriturário Josimar da Anunciação, 30.
``Há três anos, ele usava brinco e se vestia como mulher", diz Martins. ``Hoje é um homem de verdade, capaz de amar e ser feliz com uma moça."
Anunciação, que pretende ser um pastor evangélico, fala pouco sobre o assunto. ``Não gosto de contar o meu passado", diz. ``Mas, hoje, sou um homem e creio na palavra de Jesus."
A disciplina no centro é dura: acorda-se às 6h e dorme-se às 20h30. É proibido formar grupos nos corredores para ``conversas vãs".
A ``receita" para a recuperação dos homossexuais, segundo o pedagogo do centro, Levi Varjão, é uma mistura de leitura bíblica, disciplina e terapia ocupacional.
Para os homens que gostam de serviços domésticos, associados ao mundo feminino, Varjão ordena tarefas ``masculinas", como a construção civil e a agricultura. ``Trocamos a vassoura pela enxada", diz.

Texto Anterior: Governo tentará derrubar ação contra o Sivam
Próximo Texto: Itamaraty pedia privilégios a alfândega
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.