São Paulo, sexta-feira, 7 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

FHC condecora ex-refém dos sérvios

Harley Alves é recebido como herói

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso condecorou ontem com a medalha da Ordem de Rio Branco o capitão Harley Alves -preso durante 24 dias por tropas sérvias-, dois militares brasileiros que já integraram e um que integra a missão de observadores da ONU (Organização das Nações Unidas) na Bósnia.
O presidente aproveitou para anunciar o envio de 1.100 militares brasileiros para Angola. O país está em guerra civil desde sua independência em relação a Portugal, em 1975.
FHC disse que a participação em operações de paz é ``uma exigência do interesse nacional brasileiro, porque devemos, queremos e podemos participar mais intensamente do processo decisório internacional".
Outros dois militares homenageados foram o tenente-coronel da Aeronáutica César Bombonato e o capitão do Exército Estevam Teóphilo Gaspar de Oliveira.
O capitão do Exército João Batista Bezerra Leonel Filho, também preso pelos sérvios, mas que permanece na Bósnia, foi representado pelo Ministério do Exército na cerimônia de condecoração.
Os três militares foram recebidos no Palácio do Planalto como heróis. FHC disse que eles ``simbolizam o patriotismo, o preparo profissional, a fibra pessoal e o sentido de dever das Forças Armadas".
O capitão Harley Alves vai retornar à Bósnia no próximo dia 12 e concluirá seu trabalho no dia 25 de setembro.

Texto Anterior: União pagará indenização à família de Fiel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.