São Paulo, sexta-feira, 7 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil faz da Liga-95 seu 'laboratório' de táticas

SÉRGIO KRASELIS
ENVIADO A BELO HORIZONTE

A seleção brasileira masculina de vôlei tem utilizado os jogos da Liga Mundial de 95 como um ``laboratório" de táticas.
Depois de surpreender o vôlei mundial em 92, com cinco jogadores atacando de todos os cantos da quadra, o técnico José Roberto Guimarães quer agora aprimorar o sistema defensivo da seleção.
A lição começa a ser aplicada com intensidade pela equipe.
O time tem aproveitado ao máximo as nova regras do esporte, aprovadas pela Federação Internacional de Vôlei, especialmente a que liberou a zona de saque.
Sem contar o jogo que aconteceria ontem à noite, contra a Itália, a seleção já fez, pelas estatísticas dos jogos contra a Bulgária e a Rússia, 28 pontos de bloqueio e 16 pontos de saque, dos 102 assinalados pela equipe.
``Nosso time vem treinando jogadas de meio há bastante tempo e isso agora começa a ter efeito", diz Zé Roberto.
Segundo o treinador, só assim foi possível à seleção atuar sem a participação dos titulares Marcelo Negrão e Carlão, e, agora, sem o meio-de-rede Schwanke, substituído por Douglas.
Apesar de Douglas admitir que está sem ritmo de jogo, ele disse que, devido à intensidade dos treinos, pôde substituir o colega, entrar na partida contra a Rússia e permanecer na quadra.
``No começo do jogo, me senti completamente perdido. Foi difícil me achar no bloqueio, mas, depois, consegui ficar calmo e pude jogar concentrado", afirmou.
Além de variar as jogadas pelo meio, uma das apostas do técnico também tem sido positiva.
O técnico tem insistido para que o time treine jogadas com bolas altas, visando especialmente conter os ataques dos adversários.
``O bloqueio só vai funcionar bem enquanto o saque estiver bem", repete Zé Roberto, aos jogadores, treino após treino.
A persistência do técnico, por enquanto, tem dado resultados.
Os jogadores da seleção viajam hoje, às 11h45, para o Rio de Janeiro. Antes, porém, toda a delegação brasileira visita o meio-de-rede Schwanke, internado no Hospital Madre Tereza, na capital mineira.
À tarde, a equipe treina no ginásio do Maracanãzinho, onde enfrenta, amanhã, às 20h10, a seleção da Coréia.

LIGUE
Para 900-0316 para saber o resultado da partida entre Brasil e Itália pela Liga Mundial de Vôlei. A ligação custa R$ 1,17 por minuto e o serviço funciona em todo o Estado de São Paulo

Texto Anterior: Viola fica até o final do Paulista, mas não enfrenta o União domingo
Próximo Texto: Rússia arrasa com a seleção búlgara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.