São Paulo, sábado, 8 de julho de 1995![]() |
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Túnel sob Pinheiros será incompleto
PATRICIA DECIA
As informações são do superintendente de projetos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Marcus Vinícius Brito, 43, que fez um estudo sobre o trânsito na área. Segundo o superintendente de obras da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), Carlos Takashi Mitsuse, 44, o segundo túnel deve ser inaugurado na segunda quinzena de dezembro. A prefeitura deve gastar até lá R$ 25 milhões na construção. Na data, a prefeitura vai entregar apenas 450 metros dos 1.550 metros de túnel previstos em projeto. Apenas uma entrada, pela avenida das Magnólias (Cidade Jardim, zona oeste), ficará pronta. A Emurb pretendia acabar com a reversão do túnel Jânio Quadros com essa inauguração. ``Quando a entrada estiver pronta, cada um fica com um sentido fixo", disse o diretor de obras da Emurb, Célio Bernardes. Mas ele voltou atrás, atribuindo à CET a decisão de manter ou não a reversão. ``Eles estão fazendo um estudo sobre isso e vão dar a palavra final. É um assunto eminentemente técnico", afirmou. Para que a reversão termine, é preciso que a prefeitura construa uma alça de acesso da avenida Lineu de Paula Machado para o segundo túnel, que seria responsável pelo escoamento de 70% do trânsito da área. Em números, isso significa que passariam pelo túnel 2.300 veículos no horário de pico. Pela Magnólias, apenas 700 deverão utilizar a passagem sob o rio por hora. Isso acontece porque a maioria dos veículos que vai em direção ao centro parte da Lineu de Paula Machado, que não tem ligação com a área da avenida das Magnólias. Segundo a Emurb, ainda não há previsão para o início das obras do acesso. ``O prolongamento para a Lineu não consta das nossas prioridades. Acredito que não será realizado nesta administração", afirmou Bernardes, 49. Segundo ele, o problema é dinheiro. São necessários R$ 65 milhões para a obra. A verba teria que entrar na previsão de orçamento da prefeitura, um ano antes do início da construção. Por enquanto também não há o ``projeto executivo" da obra, apenas seu traçado. Esse projeto detalharia as zonas de tratamento de solo e adequações necessárias. Segundo Mitsuse, após a aprovação da verba, a obra levaria um ano para ficar pronta. Economia O projeto de construção do segundo túnel sob o Pinheiros sofreu uma alteração na atual administração. Os túneis foram projetados originalmente pela prefeitura Jânio Quadros. Na primeira planta, não havia a entrada pela avenida das Magnólias. Os acessos ao túnel eram nas avenidas Oscar Americano e Lineu de Paula Machado. Segundo a prefeitura, o objetivo da mudança foi fazer economia. A alteração no traçado fez com que o custo da obra passasse de R$ 110 milhões para R$ 90 milhões. Texto Anterior: Rua de SP será fechada para gincana; Obra em pontilhão interdita avenida; Oficial de Justiça morre em acidente Próximo Texto: Via é alternativa à Cidade Jardim Índice |
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