São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
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Empresa prioriza cliente para ter qualidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Investir no cliente para obter qualidade total. Esta é a principal filosofia da Freios Varga, empresa familiar fundada em Limeira, no interior de São Paulo, em 1945.
Hoje, ela tem hoje duas unidades com certificados ISO 9000.
Silvio Orcesi De Luca, gerente da divisão de qualidade e produtividade da empresa, falou sobre ``O processo de qualidade na Freios Varga", em mais um evento da série ``A Busca da Qualidade Total", promovida pela Folha, na última segunda-feira, no auditório do jornal.
O conceito de cliente para a Freios Varga é amplo, diz De Luca. Empregados, por exemplo, são clientes. Assim como fornecedores e acionistas. Cada um tem seu papel na relação com a empresa.
Para De Luca, a Freios Varga está em constante processo de mudança e de melhoria na busca da qualidade total.
Segundo ele, é comum que a qualidade seja associada ao controle. Ou seja, um produto só é considerado de qualidade após ser aprovado por uma equipe de controle. ``Existe um conceito de punição nesse processo", afirma.
Para De Luca, o conceito de qualidade, na Freios Varga, envolve três aspectos. O primeiro é a satisfação do cliente. ``Se o cliente está satisfeito com o produto, ele tem qualidade."
O segundo são os recursos técnicos. ``É preciso ter ferramentas para se atingir a qualidade, que começa no planejamento do processo, passa pela tecnologia, produção etc.", diz ele.
O terceiro, e mais importante para a empresa, são os recursos humanos. ``Levamos em conta, aqui, dois aspectos para se atingir a qualidade: o empregado precisa ter conhecimento, ou seja, saber fazer; e ter motivação, isto é, querer fazer", explica De Luca.
Segundo ele, sem um empregado motivado e comprometido não há qualidade.
``Na Freios Varga, o compromisso com a qualidade total nasce na alta administração, no principal mandatário. Para se fazer qualidade, o compromisso tem que vir de cima", diz o gerente da empresa.
Em seu processo de aperfeiçoamento constante, a empresa vem passando por uma grande reestruturação, para se adaptar ao mercado atual, diz De Luca. ``Jogamos fora nosso organograma e criamos outro."
Existem hoje na empresa três times: o do planejamento; o de gerenciamento e controle; e o operacional.

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