São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

O gângster e a memória

INÁCIO ARAUJO

Já não é a América dos faroestes. Aqui, Sergio Leone parece esquecer os mitos criados pelo cinema americano, que ele reescreveu em seus faroestes. Ao contrário, para contar a longa e tumultuosa amizade entre os gângsteres Noodles (Robert De Niro) e Max (James Woods), Leone parece partir do princípio de que os próprios norte-americanos não haviam explorado até o limite esta mitologia. E se entrega a uma reconstituição realista de época. Ou antes: tão realista quanto o concebe uma memória infantil (mas de um gângster). O resultado é uma abordagem original, poética, amarga. A Bandeirantes exibe no sábado a primeira parte do filme. No domingo, a segunda.

ERA UMA VEZ NA AMÉRICA (Once Upon a Time in America). EUA, 1983. Direção: Sergio Leone. Com Robert De Niro, James Woods. Na Bandeirantes.

Texto Anterior: O marketing do amor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.