São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

Brandy Hero Puch vai bem no trânsito urbano

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Hero Puch, produzida e distribuída no Brasil pela Brandy, se diferencia das rivais pelo câmbio de duas velocidades.
Normalmente, esse tipo de moto tem variação automática de velocidade, eliminando embreagem e câmbio. O controle é feito apenas com o acelerador.
Com o auxílio do câmbio, é possível aproveitar melhor a força do motor em situações que exijam mais torque do que velocidade.
O câmbio da Hero Puch é acionado manualmente por um comando situado na manete esquerda e tem funcionamento semelhante ao das antigas Vespa e Lambreta.
Seu pequeno motor tem força e elasticidade suficientes para alcançar e manter velocidade compatível com o fluxo de trânsito até em ruas e avenidas movimentadas.
Ela tem desempenho satisfatório mesmo levando garupa. Nessas condições, os dois amortecedores hidráulicos da suspensão traseira são usados em toda a sua capacidade de absorção de impactos.
Apesar disso, a estabilidade da moto não sofre alteração. Apenas os buracos e depressões do piso passam a ser mais sentidos.
Seu consumo de combustível é baixíssimo. Para rodar os 100 km da avaliação, usou menos de dois litros de gasolina -a mistura com óleo dois tempos é feita no tanque.
Seus comandos são simples e eficientes. No painel, há apenas velocímetro e a ignição.
Todo seu conjunto de transmissão é protegido por uma carenagem fechada e a corrente tem lubrificação automática. Parece estranho, mas funciona.
A falta do espelho retrovisor direito é bastante sentida na hora de fazer conversões ou manobras no meio do trânsito. A haste do espelho esquerdo deveria ser maior.
Mesmo sem partida elétrica, não dá trabalho na hora de funcionar. Bateu, pegou.
A Hero Puch não é recomendada para trânsito em rodovias. Falta potência.

ONDE ENCONTRAR
Stavale Motors, tel. (011) 814-4333.

Texto Anterior: Garota sonha com BMW M3
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.