São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Suplicy, desindexação concentra renda

DANIEL BRAMATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder do PT no Senado, Eduardo Suplicy (SP), teme que a desindexação efetuada pelo governo provoque um aumento da concentração de renda no país.
A ausência de índices de correção para os salários, segundo o senador, diminuirá ainda mais o poder aquisitivo dos trabalhadores, principalmente das categorias com mão-de-obra pouco qualificada.
Leia a seguir entrevista que Suplicy concedeu à Folha na semana passada:

Folha - Num cenário de desaquecimento da economia é possível desindexar os salários sem causar prejuízos aos trabalhadores?
Eduardo Suplicy - Provocar a recessão, aumentando ainda mais o desemprego, constitui uma forma bárbara de levar adiante a política econômica, diminuindo o poder de barganha dos trabalhadores. Contraria o bom senso combater a inflação tirando empregos de pessoas que têm disposição para trabalhar e gerar riquezas.
Folha - Na sua opinião, por que os salários foram os maiores atingidos pela desindexação?
Suplicy - O governo está tratando os cidadãos proprietários de capital e assalariados de forma diferente.
Os detentores de capital ficaram autorizados a celebrar contratos com índices de correção. Isso vale para contratos financeiros, aluguéis, impostos. Só os salários ficaram desprotegidos.
Folha - O sr. acha que salário gera inflação?
Suplicy - A teoria econômica mostra com clareza que, se os salários acompanham em termos reais os ganhos de produtividade de uma economia, eles não impulsionam a inflação.
É um absurdo dizer que os salários são propulsores da inflação no Brasil.
Ao longo das últimas décadas o peso dos salários no Produto Interno Bruto diminuiu, ao mesmo tempo em que se verificou um grande aumento da inflação.

Texto Anterior: Caminhão de acetona causa detenção de cônsul brasileiro
Próximo Texto: Advogado vê mediador profissional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.