São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

Protestos marcam abertura da SBPC

FERNANDO ROSSETTI; RICARDO BONALUME NETO
ENVIADOS ESPECIAIS A SÃO LUÍS (MA)

Protestos de estudantes de esquerda encerraram antes da hora a abertura da 47ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), no Convento das Mercês, em São Luís do Maranhão.
As críticas dos estudantes eram dirigidas principalmente aos políticos presentes, que discursaram em meio de vaias ininterruptas.
A cerimônia terminou depois que o presidente da SBPC, o geógrafo Aziz Ab’Saber, se irritou com as vaias e interrompeu seu discurso, “em função da radicalidade e da ignorância de um pequeno grupo de pessoas”.
“Se eu tivesse 20 anos estaria do lado de lá, mas eles foram boçais demais”, disse o senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ).
“Lamento que hoje sejam estudantes que cassam a liberdade de palavra”, disse a secretária de Política Educacional do Ministério da Educação, Eunice Durham, se referindo aos tempos em que as reuniões da SBPC tinham problemas com a repressão do regime militar.
A cerimônia tinha começado com clima de festa do interior. Na porta, uma banda da Polícia Militar homenageava cada político ou personalidade que chegava ao evento.
O senador José Sarney (PMDB-AP) foi o que recebeu mais vaias ao ter seu nome anunciado nos altos-falantes para o público de cerca de 2.000 pessoas. Sua curta fala -“declaro aberta a reunião”, foi basicamente o que disse a princípio- também foi precedida de vaias.
Aldy Mello de Araújo, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde acontece a reunião, também comentou a importância do tema para a região. A fala do senador Darcy Ribeiro também provocou polêmica.
Ele era criticado em faixas de entidades de estudantes - como a UNE- e o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, um agrupamento trotskista formado após a expulsão da Convergência Socialista do PT).
Os estudantes defendiam o seu projeto de LDB -Lei de Diretrizes e Bases da Educação, uma espécie de constituição da área- contra o projeto de Darcy Ribeiro, que está correndo no Senado.
A SBPC é o maior evento anual da comunidade científica brasileira. Este ano, deve ter em torno de 7.000 inscritos e mais de 15 mil visitantes, segundo a organização do evento.
A reunião acontecerá na Universidade Federal do Maranhão, até sexta-feira, dia 14.
O Conselho de Representantes da SBPC, reunido no sábado à tarde, decidiu que a 48ª Reunião Anual da entidade ocorrerá em São Paulo, em julho do ano que vem.

As matérias publicadas hoje em "Ciência" estão disponíveis na Internet, no endereço: http://www.embratel.net.br/infoserv/agfolha/

Texto Anterior: Droga diminui infecção em transplantados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.