São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escurinha vence corrida da Galinha

Chicão é o primeiro entre os galos

WANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO BENTO DO UNA

O galo ``Chicão", de dois quilos e meio e dois anos de idade, e a galinha ``Escurinha", de um quilo e um ano, foram os vencedores da 3ª Corrida da Galinha ontem à tarde em São Bento do Una (206 km de Recife).
A corrida teve duas provas. Uma só para os galos e outra só para as galinhas. O prêmio foi de R$ 300 para cada um dos vencedores.
O galo Chicão percorreu em 1min23seg as três voltas do ``galinhódromo", formado por uma pista de areia cercada de telas de arame.
Cada volta tinha 90 metros. A galinha ``Escurinha" fez o percurso em dois minutos.
Mais de 500 galos e galinhas foram inscritos. Nos treinos classificatórios -realizados no sábado e ontem de manhã- apenas nove galos e nove galinhas obtiveram classificação.
Cada uma das aves contava com um piloto -homem ou mulher encarregado de instigar as aves para correrem.
Os pilotos tinham na cabeça uma crista de galo feita de papelão. A corrida final -tanto a dos galos quanto a das galinhas- foi muito confusa.
Na largada, algumas aves correram no sentido inverso do percurso, passando por baixo das pernas dos ``pilotos".
Outras se atiravam contra a tela de arame, tentando a fuga. Havia aquelas que disparavam e, de repente, paravam, permanecendo imóveis, apesar dos gritos desesperados dos pilotos. ``Corre, danada, corre", gritavam alguns pilotos.
Cerca de 800 pessoas -200 delas sentadas em arquibancadas de madeira- assistiram a corrida. A corrida teve um locutor oficial, Carlos Pitóia, 28, fantasiado de galo. Nem Pitóia conseguiu entender a confusão.
``Quem é que está na frente?", perguntava ele ao microfone.

Texto Anterior: Tiroteio em favela do Rio deixa 3 mortos
Próximo Texto: Adolescentes se rebelam em abrigo de Recife
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.