São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Viventes' revela fenômenos

MARILENE FELINTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

A poesia alagoana da coleção ``Viventes das Alagoas" pode não ter o luxo das obras do eixo Sudeste-Sul, nem acontecer sob o burburinho que promove e premia a poesia neurótica, arquitetada nas redações de jornais do Sudeste, mas soube reunir esforços para revelar pequenos fenômenos.
Descobriu um best-seller do cordel na Zona da Mata, um experimentador de haicais japoneses em plena praia de Jatiúca e um surpreendente poeta drummondiano na terra das secas.
Os homens são, pela ordem: o sapateiro mestre Tonho (Antonio Aurélio de Morais), autor de ``Versos de Um Lambe-Sola", sem valor literário, mas exemplo registrado da poesia matuta de cordel. Fernando Sérgio Lyra é o experimentador de haicais, autor de ``Hai-Cactos" (1991) e que lança em setembro próximo ``No Verso da Lua", pela editora Escrituras.
A grande revelação da coletânea é mesmo Sidney Wanderley, autor de ``Poemas Post-Húmus" (1991), cuja poesia de Wanderley rompeu as fronteiras de Alagoas e foi celebrada em São Paulo por nomes como Marcelo Coelho e Raduan Nassar.
Wanderley, que se diz influenciado principalmente por Drummond e Eliot, lança também em setembro próximo, pela editora Iluminuras, ``Nessa Calçada", coletânea de poemas.

ONDE COMPRAR: av. Rotary, 1.189, apto. 602, CEP 57050-480, Maceió, Alagoas, tel. 082/241-8152. A coleção ``Viventes de Alagoas" é composta por ``Versos de um Lambe-Sola", de Antonio Aurélio de Moraes; ``Hai-Cactos", de Fernando Sérgio Lyra; ``Poemas Post-Húmus", de Sidney Wanderley; ``Noite Nova: Vigília", de Jorge Cooper; ``Sombras de Mata e Flecha", de Ronaldo Andrade; ``XX Poemas", de Jorge de Lima; e ``Casa Somente Canto - Casa Somente Palavra", de Gonzaga Leão

Texto Anterior: Coleção faz panorama da poesia de Alagoas
Próximo Texto: Lumière é Colombo do mundo invisível
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.