São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEC contesta dados do IBGE

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

a Sucursal de Brasília
Os analfabetos devem ser 10% da população brasileira no ano 2000 e não 15% como prevê o IBGE, segundo Eunice Durham, secretária de Política Educacional do Ministério da Educação.
Segundo ela, na década de 50, 50,6% da população era de analfabetos, o que diminuiu para 20,7% em 91, de acordo com o IBGE. ``Isso com a população crescendo 4% ao ano.", disse.
Eunice afirma que os números atuais de analfabetismo no país não são ruins se comparados a países com o mesmo PIB (Produto Interno Bruto, a soma dos bens e serviços produzidos).
``Todos os outros que estão melhores têm populações muito menores.". Ela afirma que o governo deve priorizar a educação básica. Hoje, disse, 90% da população em idade escolar está na escola. A secretária acha que este percentual atingirá 95% até o último ano do século.
A maioria dos analfabetos de hoje tem mais de 40 anos: são os que não tiveram acesso à educação básica e devem ser a quase totalidade dos analfabetos no ano 2000.

Texto Anterior: Pai, mãe e filho não sabem ler
Próximo Texto: País ganhou em 4 anos 483 municípios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.