São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição mata peixes no Horto Florestal

DA REPORTAGEM LOCAL

A poluição está matando peixes e aves que vivem nas águas dos lagos do Parque Estadual Alberto Lofgrin, conhecido como Horto Florestal, na zona norte.
Segundo Ana Lúcia Cervantes, chefe do parque, a poluição é provocada pelo esgoto proveniente da favela Itabira, no bairro Pedra Branca, ao lado do Horto.
``A favela não possui saneamento básico e o esgoto é jogado na rede de águas pluviais que alimenta os lagos", disse Ana. A favela tem cerca de cem moradores.
Em períodos de estiagem (falta de chuva), o problema se agrava, pois o esgoto chega concentrado ao lago e diminui a oxigenação nas águas.
Duas semanas atrás, foram retirados cerca de 80 quilos de peixes mortos do lago, segundo Hugo da Fonseca Pereira, 35, assistente técnico do Horto Florestal.
``Com a seca registrada no mês de março, morreram 16 patos", afirma Pereira.
Quando há mortandade, os técnicos retiram, em caráter emergencial, as aves e peixes que sobrevivem e os colocam em outro lago mais limpo do parque.
Cervantes afirma que o problema se agravou de três anos para cá, com o crescimento da favela.
Uma das providências para acabar com a poluição nas águas do Horto seria separar o esgoto da favela da rede de águas pluviais que alimenta o parque.
``Desde 92 estamos enviando ofícios à Administração Regional e à Sabesp, mas não obtivemos resposta", diz a chefe do parque.
O administrador regional de Santana, José Roberto Generoso, 42, diz que todas as solicitações encaminhadas a ele foram remetidas para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e para a Secretaria Municipal da Habitação.
Segundo a secretaria, estão sendo estudadas alternativas para solucionar o problema. A Sabesp informou que já fez vistorias na favela e aguarda a conclusão do estudo sobre a viabilidade de fazer uma rede condominial de esgoto.

Texto Anterior: Parque Ibirapuera ganha 11 cisnes
Próximo Texto: Governo prepara censo dos `brasiguaios'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.