São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

Nó de Pinho `segura' o fogo por mais tempo

DA REPORTAGEM LOCAL

A madeira mais procurada para lareiras é o nó de pinho. ``Durante a queima, ela solta uma resina capaz de `segurar' o fogo por mais tempo", diz Milton Paulo da Silva, funcionário da Lenharia Sapienza e Sapienza.
Segundo Silva, o ideal é misturar o nó de pinho com o eucalipto. Esse último se incendeia mais rápido e com maior facilidade. As chamas passam então para o nó de pinho e perduram por mais tempo.
``Três ou quatro tocos de nó de pinho junto com o eucalipto são suficientes para garantir três horas de fogo", afirma.
Se houver alguma dificuldade na hora de acender a lareira, Silva ensina um truque para quem não tiver o ``Fogo Mágico": ``É só encharcar um miolo de pão com álcool e atear fogo".
Ele diz que o miolo deve ser posto nas extremidades das madeiras. ``Pelas pontas, acende mais fácil", justifica.
Outra opção é começar o fogo acendendo pequenos gravetos ou cascas de madeira. Se o cliente pedir, a Sapienza e Sapienza fornece cascas e gravetos de graça.
Para facilitar o trabalho de acender a lareira, além do ``Fogo Mágico", há o ``Pine-Fire". O produto é feito com pinhas verdadeiras e parafinadas, essência de pinho e um pavio.
Uma caixa com oito unidades custa R$ 29,90 na Suxxar. A loja fica na avenida Pedroso de Morais 1.282, em Pinheiros (zona oeste).
A Aleotti vende também pequenos sachês com cheiro de pêra, maçã ou erva-doce, que, colocados para queimar junto com a lenha, aromatizam o ambiente.

Texto Anterior: Frio do inverno põe lenha na lareira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.