São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

``Zumbi" gera polêmica na Inglaterra

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

A peça ``Zumbi", dirigida pelo brasileiro Marcio Meirelles, do Bando de Teatro Olodum, e encenada pela companhia britânica Cooperativa de Teatro Negro, está provocando polêmica em Londres.
Na semana passada, oito espectadores, brancos, abandonaram o teatro no meio do espetáculo, acusando-o de ser ``racista".
Segundo o administrador do teatro, Anthony Corriette, 28, outras 20 pessoas, ao final das apresentações, manifestaram-se contrárias ao tratamento dado à questão racial pela peça. ``Zumbi" tem provocado também reações de apoio da platéia, vindas especialmente de jovens negros, que se identificam com os personagens.
A polêmica tomou corpo na última sexta-feira, quando o jornal britânico ``Independent" publicou uma reportagem acusando a peça de intimidar a audiência branca e ``instigar as tensões raciais em uma das regiões mais misturadas racialmente de Londres". A reportagem afirma que brancos teriam abandonado o teatro sob ameaças.
Corriette nega que tenham havido conflitos. Segundo ele, a peça faz ``crítica global" à atitude dos brancos em relação aos negros.
``Zumbi" estreou em 29 de junho, no Teatro Royal, em Stratford. Foi visto por 1.600 pessoas, até agora, em Londres. Fica em cartaz até sábado, 22. Em seguida, fará turnê pela Grã-Bretanha.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Filmes disputam patrocínio da Prefeitura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.