São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PowerPC é uma nova opção

MARIJÔ ZILVETI; HEINAR MARACY
DA REPORTAGEM LOCAL

Os computadores com chip Pentium não deverão brilhar sozinhos nesta Fenasoft.
Nos estandes da Apple e da IBM, o visitante vai poder conferir máquinas com um processador mais rápido, o PowerPC.
Esse processador tem melhor performance que o mais rápido da Intel, o Pentium, e foi desenvolvido em parceria pela Apple, IBM e Motorola.
A grande atração da Apple será o Power Mac 9.500. Essa máquina é o primeiro modelo da nova geração da Apple. Usa chip PowerPC 604, em versões de 120 Mhz e 135 Mhz.
Com o dobro da velocidade do atual topo de linha Apple, o Power Mac 8.100, o 9.500 é direcionado a tarefas que precisam de muita capacidade de processamento de dados, como edição digital de vídeo, birôs de pré-
impressão e computação gráfica.
Conhecido pelo codinome Tsunami, o Power Mac 9.500 é o primeiro modelo da Apple a trazer arquitetura de barramento de expansão PCI, criada pela Intel.
Outra novidade é a inclusão do chip PowerPC em uma placa auxiliar para facilitar e baratear futuras atualizações. O Power Mac 9500/120 Mhz está sendo vendido nos EUA por US$ 4.000.
Para executivos que precisam de máquinas com superpoder em cálculos numéricos, a IBM apresenta dois modelos de portáteis com chip PowerPC.
A linha ThinkPad Power Series traz máquinas com o chipPowerPC 603 de 100 MHz.
O modelo mais sofisticado é o 850, que vem com câmera de vídeo acoplada como item opcional para videoconferência.
O equipamento sai de fábrica com capacidade para reconhecimento de voz. Estão incluídos três programas, entre eles o "Speech Recognition". Os outros são programas básicos para combinar voz, imagem e texto.
As duas máquinas estarão mostrando a versão preliminar do "OS/2 Warp Power Edition".

Colaborou HEINAR MARACY, free-lance para a Folha.

Texto Anterior: 'Velocidade é imprescindível'
Próximo Texto: Empresa vende acesso à Internet no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.