São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder argelino é morto em Paris

VINÍCIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

O imã (líder religioso argelino) Abdelbaki Sahraoui foi assassinado na tarde de ontem, em sua mesquita de Paris, com tiros de metralhadora na cabeça.
Sahraoui foi co-fundador da Frente Islâmica de Salvação (FIS), movimento que luta pelo poder na Argélia. Quase todos os seus líderes estão presos ou exilados.
A polícia francesa atribuiu o atentado ao GIA (Grupo Islâmico Armado), grupo de oposição armada ao regime da Argélia. O imã estava em uma lista de pessoas a serem eliminadas pelo GIA.
O atentado foi cometido por dois homens, segundo testemunhas. Um guarda-costas do religioso também foi morto.
O FIS foi fundado em 1989 e pretendia implantar a lei islâmica na Argélia. Foi dissolvido pelo governo argelino em 1992. Seu principal líder, Abassi Madani, está condenado à prisão domiciliar.
O FIS ganhou as eleições legislativas de 1991, realizadas com a maior parte de suas lideranças na cadeia. O governo da Argélia dissolveu a Assembléia Nacional no início de 1992.
Há dois meses, Abassi Madani iniciou negociações secretas com o governo argelino sobre as condições em que o partido poderia voltar à legalidade. As negociações fracassaram.(
VTF)

Texto Anterior: Greenpeace diz estar no atol
Próximo Texto: Hugh Grant sofre multa de US$ 1.180; Israel e palestinos chegam a acordo; Contreras exige continuar internado; Termina ação turca contra os curdos; Itália ordena prisão de ex-premiê Craxi; O NÙMERO; Ator Christopher Reeve já pode falar; Adiada extradição de brasileira em Assunção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.