São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

D. Aloísio é o novo arcebispo de Aparecida

CARLOS MAGNO DE NARDI; PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

PAULO MOTA
O papa João Paulo 2º nomeou ontem d. Aloísio Lorscheider, 70, cardeal-arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Aparecida (170 km a nordeste de São Paulo).
D. Aloísio, hoje cardeal-arcebispo de Fortaleza, vai substituir d. Geraldo Maria de Moraes Penido, que teve sua renúncia ao cargo aceita pelo Vaticano (leia texto nesta página).
A nomeação de d. Aloísio para a arquidiocese que sedia o santuário da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida, fortalece a chamada ala progressista da Igreja Católica em São Paulo.
A nomeação do papa foi confirmada à Folha pelo vigário-geral de Fortaleza, Antônio Souto; pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); pelo padre José Bertanha, assessor de imprensa do santuário de Aparecida; e por assessores do cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Paulo Evaristo Arns.
D. Paulo não quis comentar a indicação. A Folha apurou que a nomeação agradou o cardeal-arcebispo de São Paulo, que vê d. Aloísio como um cardeal em sintonia com os problemas sociais.

Transferência
D. Aloísio pediu ao papa João Paulo 2º para ser transferido de Fortaleza para Aparecida, alegando problemas de saúde e a necessidade de se responsabilizar por uma arquidiocese menor.
A região subordinada à Arquidiocese de Aparecida tem apenas 140 mil habitantes, embora tenha recebido mais de 7 milhões de romeiros no ano passado.
No Ceará, d. Aloísio comandava a arquidiocese da capital do Estado, abrangendo 2,7 milhões de habitantes.
Segundo o assessor de imprensa da Arquidiocese de Fortaleza, Miguel Brandão, d. Aloísio reclamava que se sentia cansado e sem forças para continuar trabalhando no Estado. Seu desejo era trabalhar numa cidade com um clima mais ameno.
Ontem, d. Aloísio estava visitando comunidades rurais no município de Pacajus (48 km ao sul de Fortaleza) e não foi localizado para comentar sua nomeação. No próximo dia 24, d. Aloísio participa de uma reunião em Aparecida para preparar sua posse, que deve ocorrer dentro de um mês.

Texto Anterior: Covas ultrapassa 100 kg e preocupa médicos e equipe
Próximo Texto: Indicado já foi cotado para se tornar papa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.