São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria promete punição a 'rebeldes'

VICTOR AGOSTINHO; MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

Secretaria promete punição a `rebeldes'
Inquérito administrativo vai tentar identificar os policiais civis que abandonaram as funções para participar da revolta
A Secretaria da Segurança vai instaurar inquérito administrativo para punir policiais civis que se rebelaram e abandonaram o serviço.
Segundo o secretário-adjunto da Secretaria da Segurança, Luís Antônio Alves de Souza, estavam autorizados para permanecer no local apenas os policiais da Divisão de Capturas -responsáveis pela remoção dos presos.
Souza afirmou ainda que a Corregedoria da Polícia Civil iria iniciar a identificação dos policiais rebelados. ``Queremos limpar a Polícia Civil", disse o secretário-adjunto.
A Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa vai enviar hoje requerimento à Secretaria da Segurança para que o órgão apure quais policiais abandonaram suas funções.
Por duas vezes, o chefe do Cepol (Centro de Operação da Polícia Civil), delegado Oswaldo Valery, emitiu pelo rádio ordem do delegado-geral da Polícia Civil, Antônio Carlos de Castro Machado, para que os policiais se retirassem da frente do presídio.
``Por determinação expressa do delegado-geral de polícia, deverão permanecer em frente ao presídio apenas os carros que farão as escoltas dos presos. Os demais deverão se retirar", disse Valery pelo rádio da polícia.
Após emitir a ordem, o delegado ouviu como resposta a fala de um outro policial no rádio da Polícia Civil: ``Isso é um absurdo".
``Tem que dar tiro nesses PMs" foi outra comunicação por rádio, no início do conflito, quando a PM cercava o presídio.
Os policiais civis rebelados impediram que seus colegas que queriam trabalhar pudessem se comunicar pelo rádio da polícia civil. Eles provocavam interferências nas comunicações.
Só por volta das 16h, o delegado Jair Vicente de Castro, chefe da assessoria da Delegacia Geral, chegou ao presídio. ``Vamos sair com esses carros. Sai daqui e vai prender bandido", ordenou para os policiais rebelados. Não foi obedecido.
(VA e MG)

Texto Anterior: Importadora atrasa entrega de impressora
Próximo Texto: Policiais alegam risco de vingança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.