São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 1995
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Aeronáutica quer alugar base de foguetes

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Aeronáutica quer começar ainda neste ano a explorar comercialmente a base de lançamento de foguetes e satélites de Alcântara, no Maranhão.
A proposta é constituir uma empresa mista com participação minoritária da Aeronáutica para investir cerca de US$ 200 milhões na área.
Localizada junto à linha do Equador e considerada um dos melhores pontos para lançamentos espaciais do mundo, a Base de Alcântara tem despertado interesse de vários países.
O problema: a Aeronáutica afirma não ter os recursos para fazer a infra-estrutura necessária para grandes lançamentos.
Há interesse de empresas americanas -como a OSC (Orbital Science Corporation), que há um ano lançou um satélite brasileiro num foguete Pégasus- e de européias, especialmente alemãs.
Os russos já visitaram a área e querem também firmar contratos, segundo a Aeronáutica.
O aluguel de área para o lançamento de um foguete pequeno, de aproximadamente 20 metros, é estimado em cerca de US$ 300 mil. Esse cálculo não inclui o valor do foguete e de sua carga.
A Aeronáutica ainda está concluindo os estudos de como deve ser a empresa a explorar a base -o mais provável é que seja um consórcio de empresas privadas.
A idéia de tirar do papel a terceirização de Alcântara nasceu há pouco mais de um mês, diante do grande interesse russo.
``Além disso, sendo somente governo não existe a flexibilidade para firmar contratos. Tudo é muito moroso", disse à Folha o tenente-brigadeiro Sérgio Ferolla, diretor do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica.
``Ainda não tivemos tempo de estabelecer qual deve ser a estrutura da empresa e não concluímos o plano diretor de ocupação do terreno. Só sabemos que a Aeronáutica deve ter assento no conselho diretor para orientar os trabalhos", explicou.
Pela proposta que está sendo traçada, caberá à Aeronáutica o sistema de segurança, que envolve o complexo de radares da Barreira do Inferno, em Natal, o controle do ar e do mar e o sistema de telemetria (transmissão de dados via satélite).
Às empresas privadas caberiam as chamadas ``atividades periféricas", como exploração do porto -onde chegariam as peças a serem lançadas-, transporte de cargas, hotel, combustíveis e restaurantes.
``Hoje Alcântara é um aeroclube. Precisamos transformá-la num aeroporto internacional", afirma o brigadeiro. Os investimentos, disse, serão principalmente na área de infra-estrutura.

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