São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil bate Colômbia por 3 a 0 e fica em 1º do grupo

FERNANDO RODRIGUES e MÁRIO MAGALHÃES

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADOS ESPECIAIS A RIVERA (URUGUAI)

A seleção brasileira de futebol venceu ontem a da Colômbia por 3 a 0 e terminou a fase classificatória da Copa América em primeiro lugar no Grupo B.
Os gols foram de Leonardo, aos 30min do primeiro tempo, e de Túlio e Juninho, aos 30min e 38min do segundo tempo.
O jogo foi no estádio Atilio Paiva Olivera, em Rivera (Uruguai). A maioria dos 20.500 presentes torcia para o Brasil, que jogou com seu uniforme número dois (camisa azul e calção branco).
Os torcedores penduraram duas faixas políticas no estádio. ``FHC, não podemos plantar" era um protesto dos produtores rurais do Rio Grande do Sul.
A faixa ``Futebol em estado de graça. Educação em estado de calamidade" foi colocada pela Federação dos Trabalhadores na Educação do RS.
A TV Globo transmitiu a partida ao vivo. A geração de imagens era da televisão uruguaia. Aparentemente, as faixas de protesto foram evitadas.
O primeiro lugar do Grupo B garante aos brasileiros a permanência em Rivera, cidade contígua a Santana do Livramento (RS). Vão jogar aí a partida das quartas-de-final, na segunda-feira, às 21h35.
O adversário da seleção brasileira nas quartas-de-final será o segundo colocado do Grupo C. O mais provável é que seja a seleção boliviana.
O técnico Mario Jorge Zagallo escalou ontem um time com três substituições em relação ao jogo anterior: 1) Taffarel no lugar de Dida, no gol; 2) Leonardo no lugar do meia Zinho e 3) André Cruz no lugar do zagueiro Ronaldão.
A entrada de Taffarel já estava prevista. O goleiro estava suspenso e retornou à equipe. No caso de Zinho e Ronaldão, eles não puderam jogar por estarem gripados.
``O Zinho já se recuperou, mas não jogou por precaução. Já o Ronaldão estava com 37,8º de febre às 19h. O Zinho deve estar bem para o próximo jogo. O Ronaldão nós vamos ter de analisar", disse o médico Lídio Toledo, da seleção brasileira.
O jogo foi aberto, com as duas equipes utilizando quase todo o gramado. No primeiro tempo, os dois times marcavam a saída de bola da defesa do adversário.
O Brasil movimentou-se mais com a entrada de Túlio no segundo tempo substituindo Edmundo. Túlio marcou seu gol de bicicleta. Juninho fez um gol olímpico (a partir do escanteio, a bola entra no gol sem tocar em ninguém).
``Achei fundamental a entrada do Túlio. Nenhum jogador gosta de sair", disse Zagallo no final do jogo. Edmundo saiu balançando a cabeça, demonstrando insatisfação com a mudança.

LEIA MAIS
sobre a Copa América às págs. 3 e 4

Texto Anterior: Seleção encerra no Rio 1ª fase de treinos para Pré-Olímpico
Próximo Texto: Leonardo entra e faz o seu 1º gol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.