São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seres vivos mudam

Erramos: 15/07/95
Por um erro de digitação, a Folhinha informou incorretamente na edição de ontem que o livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foi publicado em 1959. O correto é 1859.
Charles Darwin (1809-1882) foi o primeiro cientista a dizer que os seres vivos mudam (evoluem). Suas idéias foram publicadas em 1959 no livro ``A Origem das Espécies".
Muita gente, naquela época, achava que Deus tinha criado os seres vivos, e que eles, desde o começo, eram iguais aos que vemos hoje. Essas pessoas eram chamadas de criacionistas.
Para Darwin, uma girafa, por exemplo, nunca é igual a outra, mesmo que não possamos enxergar a diferença.
Se alguma coisa muda na natureza -o clima, um alimento-, o ser vivo que tiver mais capacidade de sobreviver a essa mudança vai viver e ter filhos.
Darwin acreditava que era a natureza que escolhia o mais capaz de sobreviver.
O cientista inglês Charles Darwin dizia que as diferenças entre os seres vivos fazem com que um sobreviva e o outro não. Assim, ao longo da história da vida, sobraram apenas os mais capazes.

Texto Anterior: Homens e macacos têm um parente em comum
Próximo Texto: História de mortes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.