São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC decide reduzir compulsório

DA SUCURSAL DO RIO

O Banco Central decidiu aumentar em até R$ 800 milhões a disponibilidade de recursos dos bancos para financiamentos agrícolas.
Isso será feito reduzindo de 90% para 83% o recolhimento compulsório (obrigatório) sobre os depósitos à vista (em conta corrente) que os bancos devem fazer no BC.
A medida aumenta as disponibilidades dos bancos sobre os recursos que captam no mercado mas canaliza essa disponibilidade obrigatoriamente para a agricultura. Desta forma, atende às reclamações do setor contra a falta de crédito para financiar a próxima safra.
A decisão do BC ainda precisa ser aprovada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), o que deverá ocorrer ainda este mês, mas pode também entrar em vigor imediatamente, sendo referendada depois pelo CMN.
Desde julho de 1994, quando foi lançado o Plano Real, o governo congelou em R$ 600 milhões a exigência de destinação de recursos dos bancos oriundos dos depósitos à vista para o crédito rural.

Texto Anterior: Superesquema recebe marcha
Próximo Texto: Ministro dá razão a protesto de ruralistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.