São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto permite privatização de universidades

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O governo vai enviar ao Congresso, dentro de 60 dias, o projeto sobre ``organizações sociais", que permitirá, por exemplo, que universidades, hospitais, parques e museus estatais se transformem em fundações de direito privado.
Segundo o ministro da Secretaria de Administração e Reforma do Estado, Bresser Pereira, não haverá obrigatoriedade de adesão ao novo modelo institucional. ``As coisas podem ser permitidas, não obrigadas", disse.
Pedro Frias, assessor do ministro na reforma do Estado, disse que as entidades que aderirem à nova situação terão acesso a recursos públicos e poderão manter um modelo de gestão mais flexível em relação ao modelo estatal.
``Vão ser fundações privadas, mas que não visam a lucro``, disse ele. ``São serviços que não têm por que serem de Estado, apesar de serem eminentemente públicos", afirmou Frias.
Segundo o assessor, a administração das novas entidades será feita por um conselho da sociedade e do poder público.
As organizações, juridicamente privadas, manteriam contratos de gestão com o Estado para a prestação dos seus serviços, atualmente estatais. ``Teriam mais liberdade."

Texto Anterior: Construtoras vencem na privatização da Dutra
Próximo Texto: ITA adia ingresso de mulheres no vestibular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.