São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
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Diferença entre preços cai com real

FRANCISCA RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Após um ano da implantação do Plano Real já se nota uma redução da dispersão de preços nos supermercados. Dispersão é a diferença de preços para um mesmo produto em diversos estabelecimentos.
A redução deve-se à estabilidade da economia, pois os sinais de mercado são mais visíveis e o consumidor consegue reter na memória o preço de alguns produtos. A explicação é do ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega.
Em 1º de julho do ano passado, para se ter uma idéia, a maior diferença entre produtos iguais chegava a 440% e hoje caiu para 181%, segundo pesquisa do Datafolha.
Mesmo assim, as variações ainda são muito grandes considerando-se uma economia estável.
Para Mailson da Nóbrega, não deveriam existir essas diferenças tão elevadas, mas ele considera natural a dispersão em qualquer mercado.
``Elas dependem da estratégia adotada pelo supermercado, da sua capacidade de compra e da sua estrutura de fornecimento."
A pesquisa do Datafolha em 18 supermercados de São Paulo foi feita com cerca de cem itens nos setores de alimentos, higiene e beleza e artigos de limpeza.
Ela constatou que a diferença de preço de um mesmo produto é de 181%. Isso significa que o consumidor pode comprar um sabonete Palmolive por R$ 0,59 e, em outra, por R$ 0,21.
Para Omar Assaf, vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), a diferença é explicada pelas ofertas de alguns supermercados, enquanto outros têm o preço normal. ``Mesmo assim, creio que o valor de R$ 0,59 tem algum erro da loja."
Segundo ele, a dispersão hoje em dia pode atingir 80%, dependendo do produto. ``Passou disso, já entra no campo do absurdo."
O economista Gil Pace diz que essas diferenças são exageradas e não se justificam. Ele entende que os empresários estão adotando a política de redução de estoques por causa dos juros ``agióticos". Os empresários procuram vender mais barato, aplicam o dinheiro no mercado financeiro e não repõem o estoque na mesma quantidade.
Para Pace, as diferenças de preços não deveriam oscilar mais do que 15%. Mesmo assim, quando o produto estiver em promoção.

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