São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GP da Inglaterra é palco para debates sobre a F-1

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A SILVERSTONE

Toda a unanimidade é burra mesmo? Pois a F-1 seguiu à risca as palavras de Nélson Rodrigues. Em um debate sobre alterações do formato atual das corridas, todos têm opinião, mas poucos concordam.
O GP da Inglaterra, a oitava etapa do Mundial deste ano, acontece hoje no circuito de Silverstone- a partir de 10h (de Brasília), com TV- envolvido em discussões.
O autor do primeiro palpite, o estopim do debate, foi Flavio Briatore, diretor da Benetton, que sugeriu a adoção de duas baterias em cada GP, formato utilizado na antiga F-2 e nas atuais corridas de Turismo.
A resposta veio rápida. ``Briatore viu uma corrida de Turismo e pensa, agora, que é um gênio." A frase é de Bernie Ecclestone, presidente da Foca (Associação de Construtores) e considerado o dono da categoria.
Na verdade, Ecclestone rechaça qualquer tipo de mudança em seu reino. E tem uma boa justificativa para isso: os índices de audiência, em âmbito mundial, vêm crescendo, segundo a Foca.
Damon Hill, da Williams, também foi sarcástico. ``Só falta a gente ter que correr até os carros", afirmou, se referindo à tradicional das 24 Horas de Le Mans.
Os defensores das duas baterias dizem que, com esse formato, a corrida daria mais chances aos pilotos.
Alguém que, por exemplo, bateu ou quebrou na primeira prova teria a oportunidade de disputar a segunda.
A teoria é reforçada pela idéia de que o torcedor do tal piloto teria também uma chance a mais de ver seu ídolo na pista.
Outra sugestão é o sistema da Indy, com bandeiras amarelas e carro madrinha. Mas esta tem poucos adeptos. Gerhard Berger, da Ferrari, foi enfático.
``A questão é simples. Você quer um esporte ou quer um show? Ou deixamos do jeito que está, pois a F-1 é um esporte, ou é melhor irmos ao cinema", declarou o piloto austríaco.
Apenas uma sugestão, o fim do reabastecimento, encontra certa concordância. Muitos pilotos e equipes pedem a extinção do sistema.

NA TV
GP da Inglaterra, Globo, ao vivo, às 10h

Texto Anterior: Uruguai quer `sufocar' Bolívia em Montevidéu
Próximo Texto: Silverstone vive de boatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.