São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Informática `invade' o setor da construção

PATRÍCIA CERQUEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Está no fim o tempo de se imaginar como vai ficar o imóvel depois da reforma a partir de uma simples planta baixa ou de desenhos. A informática desembarca no setor da construção e começa a mudar a vida do consumidor.
Não é mais necessário esforço de imaginação para saber, por exemplo, se o piso e o azulejo escolhidos combinarão. O cliente já conta com um ``auxílio virtual".
Um deles é o Show Room Virtual 1.0, programa multimídia lançado pela Associação Nacional de Comerciantes de Materiais para Construção (Anamaco), que ajuda o consumidor a decorar a casa.
O programa permite fazer 59,9 milhões de combinações de paredes, pisos, azulejos, portas, entre outros. O software traz código de identificação dos produtos, dados técnicos de cada peça e disponibilidade de peças no estoque da loja.
O programa ainda está em fase de teste. Desde o mês passado, está sendo instalado a cada semana em uma loja de material para construção de São Paulo. A consulta é gratuita.
Segundo o presidente da Anamaco, Claudio Elias Conz, 43, não há programa semelhante no Brasil. Ele acredita que, em dois anos, os consumidores poderão tê-lo em seus computadores.
O Show Room Virtual 1.0 é direcionado a lojistas, mas arquitetos, engenheiros e decoradores também podem adquiri-lo.
Entre esses profissionais, já é comum o uso de programas de desenho, como o CAD, utilizado para criar e desenvolver projetos de engenharia e arquitetura de casas.
Segundo a arquiteta Mônica Mascarenhas, 30, o uso do computador na arquitetura é menos visível. ``O cliente muitas vezes nem percebe que sua casa foi projetada por computador, já que ele não participa de todo o processo."
Outro auxílio ``virtual" disponível é o Sistema Sefcolor Suvinil. O consumidor escolhe a cor da tinta pelo catálogo e a obtém por meio do sistema de preparação de cores, feito pelo computador.

Texto Anterior: Banco de Boston vai financiar habitação
Próximo Texto: Produtividade compensa custo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.