São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995
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Pequena empresa lucra com Pocahontas

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

O sucesso do desenho animado ``Pocahontas" da Walt Disney -que teve seu lançamento nacional no dia 30 passado- está expandindo a produção das pequenas e médias empresas brasileiras.
O licenciamento de produtos relacionados ao filme com desenho animado ``Pocahontas" bateu novo recorde da Walt Disney no Brasil. São 280 produtos licenciados, contra o recorde anterior (225) atingido pelo ``O Rei Leão".
O filme conta a história do amor proibido entre uma índia americana chamada Pocahontas e o colonizador inglês John Smith.
Os licenciamentos da Walt Disney iniciaram-se no Brasil com o filme ``A Pequena Sereia", em 1991, com 27 produtos.
Milton Lewinsky, diretor da Provest Industrial, fabricante de confecção infantil com os personagens do filme, diz que suas vendas com o licenciamento de produtos da Disney crescem a cada ano.
Os produtos Disney representam 40% das vendas da Provest, que possui 63 funcionários.
A Disney recebe das licenciadas, em média, 10% do faturamento com a venda de produtos de personagens do ``Pocahontas".
Elcan Diesendruck, presidente da The Walt Disney Company (Brasil), estima que as vendas dos produtos ``Pocahontas" devem ser entre 15% e 25% maiores do que ``O Rei Leão", o maior sucesso até agora de receita de licenciamento de filmes da década.
Diesendruck diz que o licenciamento tem atraído a atenção das pequenas empresas pelo potencial de crescimento em suas vendas.
Ele observa, no entanto, que nem todas as pequenas empresas conseguem o licenciamento por causa das exigências da Disney com relação à qualidade da produção e estrutura de distribuição.
Felippe Llerena, sócio da Natasha Records, conseguiu exclusividade da produção CDs e cassetes com 28 músicas do filme, que terão distribuição pela empresa BMG Ariola. A cantora Daniela Mercury gravou para a Natasha Records a versão brasileira da música tema (``Cores do Vento") da índia Pocahontas.
``A expectativa é vender 100 mil cópias no Brasil, 30 mil a mais do que O Rei Leão", diz. A Natasha tem dez funcionários.
Henrique Hayfaz, diretor da empresa de artigos de papelaria Soft Paper, diz estar apostando no sucesso de ``Pocahontas".
Samy Menasce, sócio da Todaba Vestuário, confecção de roupas infantis para crianças de zero a três anos, diz que a exclusividade de fabricação de produtos Disney ajuda a melhorar a lucratividade.
Ele observa, no entanto, que ``não se vende o que se quer só por ser um produto Disney".
``O mercado exige qualidade e preço", diz Menasce. A Todaba possui sete funcionários e 40 representantes de vendas.
A pequena editora Manole -que faz livros artesanais- também está investindo em produtos do filme ``Pocahontas".

PARA SABER MAIS:
Licenciamento da Disney - (011) 257-4199

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