São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995 |
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Pequena empresa lucra com Pocahontas
RODNEY VERGILI
O licenciamento de produtos relacionados ao filme com desenho animado ``Pocahontas" bateu novo recorde da Walt Disney no Brasil. São 280 produtos licenciados, contra o recorde anterior (225) atingido pelo ``O Rei Leão". O filme conta a história do amor proibido entre uma índia americana chamada Pocahontas e o colonizador inglês John Smith. Os licenciamentos da Walt Disney iniciaram-se no Brasil com o filme ``A Pequena Sereia", em 1991, com 27 produtos. Milton Lewinsky, diretor da Provest Industrial, fabricante de confecção infantil com os personagens do filme, diz que suas vendas com o licenciamento de produtos da Disney crescem a cada ano. Os produtos Disney representam 40% das vendas da Provest, que possui 63 funcionários. A Disney recebe das licenciadas, em média, 10% do faturamento com a venda de produtos de personagens do ``Pocahontas". Elcan Diesendruck, presidente da The Walt Disney Company (Brasil), estima que as vendas dos produtos ``Pocahontas" devem ser entre 15% e 25% maiores do que ``O Rei Leão", o maior sucesso até agora de receita de licenciamento de filmes da década. Diesendruck diz que o licenciamento tem atraído a atenção das pequenas empresas pelo potencial de crescimento em suas vendas. Ele observa, no entanto, que nem todas as pequenas empresas conseguem o licenciamento por causa das exigências da Disney com relação à qualidade da produção e estrutura de distribuição. Felippe Llerena, sócio da Natasha Records, conseguiu exclusividade da produção CDs e cassetes com 28 músicas do filme, que terão distribuição pela empresa BMG Ariola. A cantora Daniela Mercury gravou para a Natasha Records a versão brasileira da música tema (``Cores do Vento") da índia Pocahontas. ``A expectativa é vender 100 mil cópias no Brasil, 30 mil a mais do que O Rei Leão", diz. A Natasha tem dez funcionários. Henrique Hayfaz, diretor da empresa de artigos de papelaria Soft Paper, diz estar apostando no sucesso de ``Pocahontas". Samy Menasce, sócio da Todaba Vestuário, confecção de roupas infantis para crianças de zero a três anos, diz que a exclusividade de fabricação de produtos Disney ajuda a melhorar a lucratividade. Ele observa, no entanto, que ``não se vende o que se quer só por ser um produto Disney". ``O mercado exige qualidade e preço", diz Menasce. A Todaba possui sete funcionários e 40 representantes de vendas. A pequena editora Manole -que faz livros artesanais- também está investindo em produtos do filme ``Pocahontas". PARA SABER MAIS: Licenciamento da Disney - (011) 257-4199 Texto Anterior: Como montar um lava-rápido? Próximo Texto: Grandes investem alto Índice |
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