São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

Desempenho sobe com controle de qualidade

DA REDAÇÃO

Empresas que adotaram o ``Programa Sebrae de Qualidade Total" tiveram aumento de faturamento e lucratividade. É o que mostra pesquisa realizada pelo Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).
As empresas familiares formam mais da metade dos entrevistados (55,3%).
A pesquisa revela que a mentalidade dos empresários mudou. Eles estão mais conscientes de seu papel gerenciador da satisfação do cliente. A evolução foi de 51,6%, nos critérios atuante e muito atuante, para 94,6%.
Após a implantação do programa, a maioria dos empresários registrou aumento no faturamento, número de pedidos, número de clientes e na lucratividade (leia quadro ao lado).

Conjuntura
Os micro e pequenos empresários, comerciantes e industriais prevêem inflação alta para os próximos 12 meses.
Esse resultado foi apontado na pesquisa ``Índice de expectativas das pequenas empresas", também realizada pelo Sebrae-SP.
Quase todos os setores da economia estão pessimistas. Com exceção das pequenas indústrias, pequenos comerciantes e empresários esperam aumento na inflação para os próximos 12 meses (leia quadro ao lado).
Os empresários entrevistados estão dando notas médias menores ao Plano Real. A queda foi verificada nos três setores entrevistados. Comparadas com as notas dadas no mês de maio, houve uma retração de 11,4%.

Texto Anterior: Grandes investem alto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.