São Paulo, quarta-feira, de dezembro de |
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Instalação de carpetes de madeira causa queixas
DANIELA FERNANDES
``As pessoas não vêm reclamar do produto e sim da instalação", diz Maria Stela Gregori, técnica do Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor). As queixas se referem ao atraso e à má qualidade da instalação, à entrega de produtos diferentes dos que haviam sido adquiridos na loja e problemas de umidade com o carpete, diz Gregori. Iara Velasques, 44, comprou um carpete de madeira de tonalidade escura na Ouro Piso do Brooklin (zona sul de São Paulo) em março passado. Ela diz que o piso entregue era bem mais claro e que antes da colocação ligou para a loja para notificá-la do engano. ``Eles me disseram que a madeira vinha naquela cor e que em quatro meses ela atingiria o tom desejado", afirma. ``Soube por amigos que colocaram o mesmo tipo de piso três anos atrás que a madeira escurece, mas não atinge a tonalidade afirmada pela empresa", diz. Cosme Milat, 47, proprietário da Ouro Piso, afirma que ``a mercadoria entregue foi a mercadoria que a cliente adquiriu na loja". Ele diz que a tonalidade do piso varia conforme a luz que incide sobre a madeira. Segundo Milat, a cliente viu na loja um piso em jatobá instalado havia quase dois anos. Ele diz ainda que não pode afirmar quando a madeira vai escurecer porque não sabe a quantidade de luz que incide sobre o carpete de Velasques. A demora na instalação é outro tipo de reclamação frequente. A bancária Iara Nascimento Alves, 37, afirma que a Tapeçaria Chic atrasou três semanas a instalação de seu carpete de madeira. A loja solicitou que ela comprasse uma metragem maior no caso de ocorrer perda na instalação. Segundo Iara, a metragem entregue não correspondia àquela que foi paga. Ela diz que a Chic devolveu a quantia paga a mais. Os clientes da Chic também devem pagar a recolocação das portas após o carpete ser instalado. Esta despesa (R$ 15 por porta) não está escrita no orçamento. João Merli, 51, gerente de vendas da Tapeçaria Chic, diz que o preço para recolocar as portas não está incluso no orçamento porque alguns clientes preferem fazer o serviço por conta própria. Para ele, o atraso na instalação pode ter ocorrido porque a data prevista era próxima ao Carnaval. Texto Anterior: Fim-de-semana tem 47 assassinatos em SP Próximo Texto: Lei prevê punições para atraso de serviços Índice |
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