São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conhaque provoca `briga' entre governos

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A disputa por marcas em todo mundo revela que atualmente o nome do produto é um dos principais patrimônios das empresas e, às vezes, de um país.
Uma das ``brigas" mais charmosas do setor acontece em torno do conhaque.
Há 15 anos, a França tenta convencer o governo brasileiro que só podem ser chamadas de conhaque as bebidas fabricadas na região francesa de Cognac, onde ele foi criado.
O governo brasileiro defende os populares conhaques nacionais com a justificativa de que eles podem não ser tão bons quanto os da França, mas suas marcas estão registradas há anos.
As negociações envolvem diplomatas, técnicos e ministros. Enquanto não se resolve a questão, o governo brasileiro fez uma concessão: não registra mais bebidas com nome de conhaque.
Sorte para os poucos conhaques que já estão no mercado, como o Dreher e o Alcatrão São João da Barra.
Neste jogo etílico-comercial, a França tentou ganhar a simpatia do Brasil com o reconhecimento da cachaça como uma marca genuinamente brasileira. Ou seja, para receber o nome de cachaça na França, tem de ser brasileira.

Supremo em dúvida
Mesmo com o agrado francês, o STF (Supremo Tribunal Federal) não teve dúvida quando foi chamado a definir uma pendenga que envolvia os dois países, mais uma vez no ramo etílico.
Graças a uma decisão da Justiça, vinhos brancos espumantes podem receber no Brasil o nome de champanhe.
Menos sorte tivemos com o Japão. Além de usar a marca cachaça em bebidas que nem de longe lembram a pinga, os japoneses ainda pirateiam marcas conhecidas, como Nega Fulô, Pirassununga 51 e Velho Barreiro.
Uma marca bem protegida evita esse tipo de problema. É o que acabou de fazer o piloto de F-1 Rubens Barrichello.
Ele recentemente conseguiu o registro de seu nome como marca a ser usada em produtos como pneus, carros e acessórios.

Texto Anterior: VW implanta em Resende sistema inédito de produção
Próximo Texto: Marca própria cresce no supermercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.