São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartunista lança `zine digital' com HQ e reportagens sobre música

RONALDO SOARES
DA REPORTAGEM LOCAL

As produções alternativas já estão chegando à era da informática. O Rhereck Magazzine, lançado ontem na livraria Belas Artes (São Paulo), é um fanzine disponível apenas em formato disquete.
O ``fanzine digital", como o define seu criador, o cartunista Célus, pode ser lido em um computador tipo PC, a partir do modelo 386, com monitor Super VGA (tela colorida com boa definição de imagem).
Além de histórias em quadrinhos -tema principal do zine-, a primeira edição traz, em 14 telas, reportagens sobre a banda The Velvet Underground, sadomasoquismo e Saul Steinberg, o pai do cartum moderno.
Como não conseguiu patrocínio para produzir o zine, Célus colocou à venda só 50 cópias da edição de estréia do Rhereck. Para compensar a limitada tiragem, o cartunista aposta em uma prática comum entre os usuários de computador: a pirataria.
``O zine é para ser pirateado mesmo. Ele tem esse caráter promíscuo", diz.
Segundo Célus, o Rhereck -expressão criada por um amigo do cartunista que significa ``coisa desagradável"- será editado mensalmente.
Ele diz que o fanzine é ``aberto a colaborações" e servirá para divulgar o trabalho de cartunistas iniciantes.
Para Célus, a vantagem do fanzine digital é que ``o cartunista pode trabalhar com cores, o que dificilmente acontece nas publicações dedicadas ao assunto, já que os zines quase sempre são reproduzidos em xerox".
Se conseguir anunciantes para as próximas edições do Rhereck, Célus pretende aumentar o número de telas do zine. O próximo passo, diz ele, é colocar o fanzine disponível na Internet -maior rede mundial de comunicação por computador.
(RS)

MAIS INFORMAÇÕES
Rhereck Magazzine, R$ 4,00, à venda na livraria Belas Artes, av. Paulista, 2.448, tel. (011) 259-0668

Texto Anterior: Alunos têm notas melhores
Próximo Texto: Professores têm aula de tecnologia nos Estados Unidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.