São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rock é ferramenta no ensino de biologia

RONALDO SOARES
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma escola de Jaú (312 km a noroeste de São Paulo) descobriu que o rock tem lá suas propriedades pedagógicas.
Para ajudar os alunos do primeiro e do segundo ano colegial a memorizar as lições de biologia, a Fundação Educacional de Jaú criou o Bio-Rock, programa em que a disciplina é ensinada com o auxílio de músicas de vários estilos, principalmente o rock.
O Bio-Rock, na verdade, é um festival de música que serve como avaliação. Os alunos formam grupos e criam versões para canções famosas, usando nas letras o que aprenderam em aula.
``Te Ver", do Skank, por exemplo, virou ``Energia" (veja músicas ao lado), em versão que fala sobre as funções da célula.
Os próprios alunos interpretam as músicas, acompanhados de um grupo. Os que levam o negócio mais a sério aproveitam a oportunidade para se apresentar com suas bandas.
Karem Bernardi, 16, considera o Bio-Rock uma maneira ``interessante" de aprender. ``Biologia é uma matéria que tem muito nome para guardar. Acabamos decorando tudo naturalmente, já que aprendemos a música para cantar", diz.
Para Ricardo de Araújo, 15, o método é ``melhor do que ficar só estudando pelo livro".
Taylor Toscano Olivo, 15, vê no Bio-Rock a oportunidade de o aluno ``expressar sua criatividade". ``Como é um trabalho que envolve música, não tem aquela tensão da hora da prova."

Texto Anterior: Evite danos, usando camisinha
Próximo Texto: Alunos têm notas melhores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.