São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holandeses chegam a Zagreb

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os 55 capacetes azuis holandeses, tomados como reféns e libertados no sábado pelas forças sérvias da Bósnia, chegaram ontem a Zagreb. Segundo o general Henri Couzy, comandante-chefe do Exército holandês, eles estão bem.
"Suas condições físicas e psicológicas são boas, mesmo que lamentem não ter podido cumprir sua missão", disse Couzy.
Alguns deles permaneceram detidos por mais de uma semana. Eles foram capturados em grupos durante a ofensiva das forças dos sérvios bósnios contra Srebrenica que culminou com a queda do encrave muçulmano na última terça.
Ontem, os soldados da ONU libertados foram submetidos a uma série de exames médicos no hospital americano da base de Pleso.
Fontes militares holandesas afirmaram também que os últimos nove soldados, dos 64 que foram tomados como reféns pelas milícias sérvias em Srebrenica, deverão chegar bem à base de Potocari (ao norte do encrave de Srebrenica), onde se encontra seu batalhão.
Os outros 400 soldados holandeses que tinham a função de proteger o encrave muçulmano de Srebrenica podem deixar a Bósnia antes do fim desta semana, segundo anúncio do ministro da Defesa da Holanda, Joris Voorhoeve.

Texto Anterior: Forças de paz permanecem imóveis
Próximo Texto: Ocidente debate plano de defesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.