São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
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Crescem as vendas para cães e gatos

DA REPORTAGEM LOCAL

Os fabricantes de rações para cães e gatos estimam um crescimento de 20% nas vendas até o final do ano, em relação a 94.
Somente no primeiro semestre, o faturamento do setor atingiu US$ 180 milhões, cerca de US$ 30 milhões a mais do que em todo o ano passado.
``Os produtos para animais domésticos representam menos de 2% do setor de rações, mas são os que vêm apresentando maior crescimento nas vendas", afirma Fernando Dias, presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Rações Balanceadas.
Estimuladas pelo Plano Real, em 94, as vendas registraram um crescimento recorde de 40%.
A Purina, líder do mercado com 30%, prevê crescimento de 18% para este ano.
``Além do aumento do número de criadores de animais domésticos, há uma tendência de substituição da comida caseira por ração", afirma Sandro Cimatti, gerente de marketing da empresa.
Sem revelar números, ele diz que a Purina está investindo para ampliar a capacidade de produção e a variedade de rações.
A empresa já fornece 70 produtos ao mercado e pretende lançar mais cinco até o final do ano.
Segundo a Anfar (Associação Nacional dos Fabricantes de Rações), oito empresas formaram um grupo para divulgação da ração doméstica em 94 e já tiveram um aumento de 20% nas vendas no último ano.
O grupo investe na divulgação dos benefícios das rações junto aos médicos veterinários.
Apesar de ser menos representativo, o mercado atrai os investimentos das empresas pelo potencial de crescimento e pelo alto valor de venda dos produtos.
Por serem mais elaboradas, as rações valem até 150% mais do que as destinadas às aves e suínos.

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