São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

Pavio aceso; Potencial bélico; Avaliando o inimigo; Explosão de demanda; Mão dupla; Em órbita; Moda virtual; ``Custo Brasil"; Corrida de obstáculos; Nova realidade

Pavio aceso
A guerra fiscal está se espalhando pelo país. Depois da reunião de governadores ontem no Rio, haverá uma outra, nos próximos dias. Desta vez, serão os governadores do Nordeste que se encontrarão para discutir reforma tributária.

Potencial bélico
``O Nordeste vai se unir nesta reforma tributária e exigir um tratamento adequado. Ainda não temos uma proposta conjunta, mas teremos". Quem promete é ACM, um dos articuladores da reunião dos governadores nordestinos.

Avaliando o inimigo
O governo federal ainda não bateu o martelo sobre a proposta de nacionalização das alíquotas de ICMS para acabar com a guerra fiscal. A possibilidade era de 90% -ao menos até antes de os governadores começarem a se reunir.

Explosão de demanda
O boom econômico do Rio chega aos vidraceiros. Depois do boom propriamente dito -no arsenal da Marinha-, não vai faltar demanda para conserto de janelas.

Mão dupla
De Domingos Leonelli (PSDB-BA), sobre a proposta de Bornhausen de um ministério para a privatização: ``É a cara do PFL. Ao mesmo tempo em que quer acelerar a desestatização, quer aumentar o tamanho do Estado".

Em órbita
Em reunião com governadores da Amazônia, Sérgio Motta disse que proporá a FHC levar adiante o projeto de um novo satélite brasileiro de comunicações. O ministro insistiu que o país precisa priorizar os investimentos no setor.

Moda virtual
A Internet está se tornando uma daquelas modas sobre a qual todos falam, mas ninguém sabe o que é. A procura de empresas para se tornarem provedores de acesso à rede mundial de computadores está muito abaixo do esperado.

``Custo Brasil"
Estudo da CNI sobre as exportações concluiu que o custo de movimentação de contêineres nos portos de Jacksonville (EUA) e Hamburgo (Alemanha) é de aproximadamente US$ 200 por unidade. Em Santos, passa de US$ 400.

Corrida de obstáculos
Líderes tucanos temem que Bresser Pereira centralize demais a discussão da reforma administrativa na estabilidade do funcionalismo. Acham que o tema é politicamente difícil e pode complicar a aprovação de outros pontos.

Nova realidade
A comissão do Ministério da Justiça que elabora o projeto de reforma da Código Penal cuidará agora dos crimes contra a administração pública. A idéia é preparar um texto mais preciso, que amplie hipóteses de ilegalidade.

Próximo Texto: Churrasco para a tropa; Pela culatra; No ato; Ventinho; Reserva de mercado; Aproximação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.