São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios querem retirar famílias de povoado

DA AGÊNCIA FOLHA EM SÃO LUÍS

O administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) José Dilamar Pompeu, 30, afirmou ontem que índios guajajara ameaçam invadir o povoado de São Pedro dos Cacetes (MA) e retirar ``de qualquer maneira" as 75 famílias de agricultores que ainda ocupam a aldeia indígena, já demarcada.
Vivem na área, de 130 mil hectares (equivalente à área da cidade de São Paulo), 3.700 índios.
Segundo Pompeu, os guajajara planejam invadir o povoado porque o governo do Estado não retirou as famílias no prazo prometido, que se encerra amanhã.
O superintendente para Assuntos Indígenas do governo do Maranhão, coronel José Ribamar Monteiro, disse ontem que a situação está ``sob controle" e que as famílias deixarão a aldeia dentro de duas semanas.
Segundo Monteiro, elas serão alojadas na gleba Remanso, em lotes de 13 hectares.
As casas serão construídas com recursos do Banco Mundial (R$ 377 mil) em forma de mutirão. Estão sendo providenciadas estradas, água e energia elétrica para a área.
Em 1992, os guajajara protestaram contra a permanência de 511 famílias na aldeia, interrompendo o trânsito na rodovia BR-226.

Texto Anterior: PMDB-RS quer vetar candidatura de Jáder
Próximo Texto: Incra investiga 'indústria das indenizações'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.