São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Policiais civis presos em São Paulo podem ser levados para celas de DP

MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma parte dos policiais civis encarcerados no Presídio Especial da Polícia Civil poderá ser transferida para as celas do 81º DP, no Belém (zona leste de SP). A informação é do delegado-geral, Antônio Carlos de Castro Machado, 64.
Essa é mesma idéia do novo diretor do presídio, o delegado José Carlos Gomes, 50. Ele quer separar os policiais que foram condenados pela Justiça dos que estão aguardando julgamento.
Atualmente, as celas do 81º DP são reservadas para presos que têm diploma universitário. Elas podem abrigar cerca de 20 a 30 pessoas.
Também deverão ser separados os presos condenados que devem cumprir a pena em regime fechado (sem o direito de deixar a prisão) e os que têm o direito de cumpri-la em regime semi-aberto (que podem sair para trabalhar).
``Vou acabar com os privilégios e restabelecer a hierarquia e a disciplina", afirmou Gomes, que tomou posse ontem. Segundo ele, na próxima quarta deverá ser submetido ao secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva, o novo regulamento do presídio.
O documento deverá proibir o uso de telefones celulares pelos presos e restringir as visitas dos familiares a horários fixos nos finais de semana. Gomes foi diretor de disciplina da Penitenciária do Estado de 83 a 84.
Segundo o delegado-geral, a Corregedoria da Polícia Civil requisitou às rádios e às redes de TV gravações feitas no presídio da Polícia Civil no último dia 12.
Nesses dia, cerca de 300 policiais civis armados cercaram 110 PMs, um juiz e dois promotores para impedir o cumprimento de uma ordem judicial para fechar o presídio e remover os presos.
As fitas requisitadas, segundo o delegado-geral, serão anexadas como provas na sindicância administrativa aberta para apurar o caso.
Os policiais que cercaram o presídio também desrespeitaram ordem do delegado-geral para saírem do local e o xingaram pela rede de rádio da Polícia Civil. Até ontem, nenhum dos envolvidos havia sido suspenso ou afastado.
(MG)

Texto Anterior: Cadeia pode ser interditada em Campinas
Próximo Texto: PM ocupará cadeias em motins
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.