São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abertura traz dificuldade

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, José Roberto Mendonça de Barros, disse ontem que o governo ainda tem dificuldades em lidar com a abertura da economia.
``Existe no comércio exterior de importação uma mudança estrutural desconhecida para o Brasil", afirmou.
Mendonça de Barros disse que o processo de abertura da economia iniciado no governo Collor, há cinco anos, ``coloca uma mudança no padrão de comportamento que nós mesmos não somos ainda capazes de avaliar".
Ele citou como exemplo a compra de automóveis no mercado externo, a principal responsável pelo sucessivos déficits registrados na balança comercial.
Em junho, a importação de veículos chegou a US$ 538 milhões, com crescimento de 609% em relação a junho do ano passado.
``O comércio exterior é um navio difícil de virar", disse o secretário. Ele prevê, no entanto, que o período emergencial com os automóveis está passando.
O secretário disse que o número de automóveis nacionais e importados em estoque chega a 300 mil.
Haveria, segundo ele, mais 80 mil veículos nos pátios dos portos para serem oficialmente importados (ou internalizados).
(LF)

Texto Anterior: Governo afasta crise cambial
Próximo Texto: BBA capta US$ 50 milhões no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.