São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Commodities' perdem rendimento diário na 5ª

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai anunciar na quinta-feira o fim do rendimento diário dos fundos de ``commodities", que hoje existe após um prazo inicial de um mês, além de restrições para o rendimento do fundão.
Com a mudança, o fundão passa a ser a única alternativa para pequenos aplicadores com rendimento diário.
Mesmo esta aplicação, no entanto, deverá ter uma remuneração menor que a de hoje.
Outros tipos de fundos, como o de renda fixa, de DI e mesmo o de ``commodities" deverão passar a ser direcionados somente aos grandes aplicadores. Ou seja, o pequeno investidor tem cada vez menos opções no mercado financeiro.
Os bancos terão mais liberdade na destinação de recursos destes fundos, que passarão a poder render mais e envolver mais risco.
O governo espera que, com esta liberdade, os próprios bancos direcionem os fundos aos grandes aplicadores.

CMN
As mudanças serão anunciadas na reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), que estava marcada para a próxima semana, mas foi antecipada para esta quinta-feira.
O governo tem duas opções para restringir o rendimento do fundão.
A primeira é aplicar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de forma regressiva, com a tributação diminuindo em função do número de dias que o aplicador deixa o depósito.
A segunda alternativa é aumentar o depósito compulsório sobre o fundão, ou seja, a quantidade de dinheiro que os bancos são obrigados a recolher ao Banco Central quando recebem depósitos para a aplicação.

Texto Anterior: Fenasoft deve gerar US$ 3 bi em cinco dias
Próximo Texto: Empresas que usam nafta querem repasse; Trabalhadores invadem fábrica em Contagem; Porto de Vitória estoca 40 mil carros; GM concederá participação nos lucros; Mercedes e Scania darão reajuste; Philip Morris vende divisão de alimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.