São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes retomam origens do imaginário pop

BIA ABRAMO
DA REPORTAGEM LOCAL

Casacos de couro, velocidade em duas ou quatro rodas, cabelos com gumex, saias-balão, rock'n'roll, sexualidade à flor da pele. Os anos 50 se fixaram como a matriz de todo o imaginário pop.
Pela primeira vez, a juventude -seu lazer, seu comportamento, suas angústias- se constituem como uma cultura e, mais importante, se transformam em uma indústria. Os quatro filmes procuram resgatar o que havia de tão explosivo e encantador nessa época.
Por uma daquelas coincidências, o lançamento dos vídeos no Brasil recebeu o mesmo descuido que as produções que os inspiraram tinham originalmente no cinema. Os textos das capinhas (veja quadro ao lado) contam histórias muito diferentes dos filmes.
"Revanche Rebelde" é a exceção e é o melhor do pacote. O novato Robert Rodrigues conta a história de Dude (David Arquette), um desajustado cool a não mais poder, dividido entre brigas e rachas com o líder da gangue da cidade, Teddy (Jason Wiles), e o fascínio pela banda local de rock.
Dude também é perseguido pelo pai de Teddy, um sargento violento e vingativo, que quer ver o rapaz atrás das grades. A partir das rivalidades bestas, Rodrigues constrói personagens menos planos do que o habitual.
Rodrigues transforma Dude em uma espécie de rebelde atrás das causas, combatendo a truculência e a ignorância de habitantes de uma pequena cidade dos EUA.
"Ligeiramente Grávida", de Joe Dante, é leve como seu título e, por isso mesmo, divertido. Dante fez um "Telma & Louise" pré-feminista e adolescente. A descoberta da sexualidade e o conflito com os pais de três garotas é pretexto para um road movie bastante movimentado.
Destaque para a bela Julie Bowen , que faz Laura, a garota rica de pais distraídos, avançada e moderna. O pai do cinema B, Roger Corman, aparece numa ponta.
Em "Traição Fatal", Ralph Bakshi retoma a irrupção da sexualidade de forma mais dramática. A jovem Roslyn (Alicie Silverstone) descobre, depois de um ano de casada e com um bebê, que sua juventude vai se dissipar entre a cozinha e a tábua de passar roupa. Seu marido Michael (Mattehw Flint), tão jovem quanto ela, parece conformado.
Ralph Bakshi registra os desencontros do casal com alguma graça e sensiblidade. Alicia Silverstone, além de linda, revela uma "star quality" rara nos jovens atores de Hollywood.
John Millius, por sua vez, é o destaque negativo. Em "Reação Mortal', os motoqueiros são assassinos frios e estúpidos, os beatniks que aparecem são burros e covardes. Millius aproveita para fazer uma inútil e tardia invectiva contra a rebeldia e a contracultura.
(BA)

Vídeo: Revanche Rebelde
Direção: Robert Rodrigues
Elenco: David Arquette e Selma Hayek

Vídeo: Ligeiramente Grávida
Direção: Joe Dante
Elenco: Julie Bowen, Holly Fields e Jenny Lewis

Vídeo: Traição Fatal
Direção: Ralph Bakshi
Elenco: Alicia Silverstone, Matthew Flint

Vídeo: Reação Mortal
Direção; John Millius
Elenco: Gerald McBaney, Carl Gugino
Lançamento: América/Paris Vídeo (O11/ 864-3155)

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: TV da Inglaterra exibe documentário brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.