São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Tele" usa reserva de celular para "vips"

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Telpe (subsidiária da Telebrás em Pernambuco) distribuiu 5.500 telefones celulares além da cota de 4.700 comercializada no Estado. A reserva técnica foi loteada entre secretários estaduais, juízes, prefeitos, deputados, vereadores e clientes especiais.
O presidente da Telpe, Paulo Costa, ganhou o cargo há dois anos por indicação do ex-governador Joaquim Francisco (PFL).
Agora, a bancada do PFL no Estado defende a sua permanência.
O Conselho de Administração da Telpe deve escolher a nova diretoria em agosto. Segundo Costa, há disputa por outros cargos. "A bancada está se movimentando. Esses cargos são políticos.
Sobre o uso de uma reserva técnica tão grande, diz: "Atendemos autoridades do Estado. São secretários, prefeitos, vereadores e também jornalistas. E todos pagam os mesmos R$ 528 pelo celular.
Para Costa, não há favorecimento político porque ele atende a políticos de todos os partidos. "Até o PT recebeu, exemplifica.
O uso da reserva técnica foi detectado em auditoria de rotina realizada pela Telebrás na Telpe.
Quando surgiram as primeiras denúncias sobre irregularidades na distribuição de celulares, em março, Costa determinou a realização de auditoria interna.
Depois, abriu sindicância para apurar ilegalidade na operação. Ele afirma que a apuração será concluída em 2 de agosto. "Eu mesmo fui ouvido ontem", disse.
Outros Estados
Indicado pelo governador de Sergipe, Albano Franco (PSDB), o ex-deputado Acival Gomes foi eleito ontem presidente da Telergipe (subsidiária da Telebrás no Estado). Ele foi eleito pelo Conselho de Administração da empresa.
Em Florianópolis (SC), o engenheiro agrônomo Victor Konder Reis assumiu ontem a presidência da Telesc, por indicação de seu primo, o presidente nacional do PFL, Jorge Bornhausen.
Um acordo entre o PFL e o PMDB permitiu a criação de uma vice-presidência para Geovah Amarante, ligado ao presidente nacional do PMDB, Luiz Henrique da Silveira.
Em Belo Horizonte (MG), o Conselho de Administração da Telemig confirmou a indicação do ex-deputado Saulo Coelho à presidência da estatal feita pelo governador Eduardo Azeredo (PSDB).
``Se o governo achar que está na hora de privatizar, vamos privatizar", disse Coelho sobre futuras medidas na empresa.

Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: Publicidade faz adolescente fumar, diz CDC
Próximo Texto: Relator muda emenda para tentar favorecer Petrobrás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.