São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVERSÃO TÉRMICA É UMA "TAMPA" QUE COBRE A CIDADE

DA REDAÇÃO

Existe um fenômeno (acontecimento) natural, chamado inversão térmica, que piora a poluição. Ele pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora. Mas o inverno é a estação em que a inversão térmica mais ``gosta" de acontecer.
Inversão térmica é quase como uma tampa que cobre a cidade. Essa tampa é feita de uma camada de ar quente. O ar quente fica perto do solo e não deixa os poluentes subirem à atmosfera e se espalharem.
As chuvas e o vento ajudam a limpar o ar. Como no inverno chove e venta pouco, a poluição fica pior nessa época do ano.
A Cetesb tem aparelhos espalhados pela cidade que medem a quantidade de poluentes que ficam no ar. Em uma central com computadores, os técnicos verificam a qualidade do ar durante todo o dia.
Desde 1976, a Cetesb faz a Operação Inverno. Se o ar fica ruim por causa da inversão térmica, a Cetesb pede para as pessoas não usarem o carro sem necessidade. Se isso não resolver, ela toma outras medidas.

Fonte: Carlos Eduardo Negrão, técnico da Cetesb.

Texto Anterior: COMO RESOLVER
Próximo Texto: CARROS REGULADOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.