São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças podem ver um filme por dia

PAULA MEDEIROS DE OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

Diversão não falta para preencher os últimos dias de ócio das crianças em férias. Até que as aulas recomecem, há quase um filme por dia para ser visto: ``A Princesa Encantada", ``Batman, Eternamente", ``Cavaleiros do Zodíaco", ``Pocahontas", ``Gasparzinho", ``Os Batutinhas" e ``O Menino Maluquinho".
Mas, se fossem eleger o filme das férias, as crianças certamente não colocariam ``Pocahontas", da Disney, entre os seus preferidos.
``Eu acho desenho quase tudo igual", diz Rosa Moreau Antunes, 6, explicando por que não gostou muito do romance entre a índia norte-americana e o colonizador inglês. ``É uma história que não tem muito sentido", diz.
O fato de não ter um final feliz como recompensa para os protagonistas não desagrada a todos.
Laura Correia Horta, 7, classificou o desenho como ``mais ou menos". Ela conta que gostou do fim da história porque não queria que os heróis terminassem juntos. ``Seria uma guerra", diz ela.
Gostou do filme? ``Yeessss", grita Marcelo Rodrigues, 8, imitando o bordão que o fanstasminha camarada faz em ``Gasparzinho".
``Os tios do Gasparzinho são muito engraçados, e o truque que faz os fantasmas ficarem transparentes é superlegal." Rosa gostou ``dos efeitos especiais, mas a história não é muito legal".
``Gasparzinho" tem lotado os cinemas. Segundo Patrícia Camargo, 21, gerente do cine Eldorado 4, ``muita gente fica do lado de fora". Claudia Ariano, 9, tentou assistir ao filme em um sábado e acabou em ``Pocahontas". ``O filme é legal, mas não gostei de algumas coisas", conta ela. Paloma Gomes Martinez, 9, adorou ``Gasparzinho". ``O filme é bonito no final e engraçado no começo."
Corajosa, Maria Adelaide Koehler, 50, enfrentou, com três crianças, duas sessões de cinema no mesmo dia: ``Pocahontas" e ``Cavaleiros do Zodíaco".
Fabrício Koehler, 10, diz ter ``adorado" os dois, mas se ``Pocahontas" demorasse mais para terminar, ``íamos sair nadando do cinema, de tanto que minha mãe chorou", diz o menino.
Maria Adelaide gostou de ``Cavaleiros do Zodíaco", mas acha o desenho muito violento. ``Ela não entendeu nada por que não acompanha a série na TV", explica o filho, com a concordância da mãe.
``O Menino Maluquinho", um dos maiores sucessos editoriais do país para crianças, estreou há duas semanas sem repetir o mesmo êxito que teve nos livros.
Experimentando um novo horário, os shoppings programaram duas sessões do filme por dia: às 10h30 e às 12h. Segundo Patrícia, dos 180 lugares que o Eldorado 4 dispõe, ``muitos ficam vazios".
Maria Inês Alle, 30, acha o horário da manhã ``ingrato", para levar a filha Beatriz, 5, ao cinema.
Tarcísio Vidigal, 45, produtor do filme, diz que ``o horário da manhã matou o filme em São Paulo". No Rio, segundo o produtor, o público tem empatado com os de fantasmas e cavaleiros.

Texto Anterior: Espanhol Bigas Luna alterna grosseria com sensibilidade
Próximo Texto: Regina Casé procura seu lugar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.