São Paulo, sábado, 22 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

General Motors tem 1.500 Corsa estocados na fábrica

Carros estão parados por falta de peças, diz sindicato

MARIA REGINA ALMEIDA
DA FOLHA VALE

Mais de 1.500 Corsa estão parados no pátio da General Motors, em São José dos Campos, por falta de peças e componentes e como reserva para atender consórcios do modelo. O pátio tem capacidade para 2.100 carros.
A informação foi dada pelo diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos Joaquim Augusto Pio.
A GM confirmou a falta de peças, mas não revelou o número de carros incompletos e o total de veículos no pátio.
A montadora não informou quando a situação poderá se normalizar. O Corsa é o carro mais vendido da montadora.
Os carros chegam a ficar parados no pátio entre dois e três dias. Segundo o sindicato, as peças que mais estão em falta são rodas, limpadores de pára-brisa, espelho retrovisor e pneu de estepe.
A General Motors, segundo Augusto Pio, estaria optando pela importação de parte das peças para tentar reduzir os custos. Segundo o sindicalista, o atraso no processo de importação acaba gerando a falta do produto.
A montadora trabalha com o sistema ``just in time" (tempo real). O ``just in time" é um processo produtivo que tenta eliminar o desperdício de tempo entre fornecedor e fabricante. O sistema elimina a estocagem de produtos.
A previsão da General Motors é fechar o mês de julho com 15 mil Corsa fabricados. A produção diária é de 850 unidades -80% da versão ``popular".
Este ano, a GM quer atingir a produção recorde de 140 mil Corsa -praticamente o dobro do resultado alcançado em 94. Em 96, a expectativa é produzir 230 mil Corsa.

Consórcio
Parte dos Corsa estocados no pátio da montadora está completa, mas será destinada para os contemplados no Consórcio Nacional Chevrolet.
A medida faz parte de uma estratégia montada pela empresa desde a semana passada para reduzir a fila de espera para o recebimento do modelo.

Texto Anterior: Volks reduz preço de carros em até 14%
Próximo Texto: Ford capta US$ 240 mi no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.