São Paulo, sábado, 22 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coletâneas mostram o melhor do rock alternativo brasileiro

BIA ABRAMO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os dois volumes de "No Major Babes", lançamento da Caffeine/Paradoxx, radiografam de maneira inédita o cenário "alternativo" do rock brasileiro. Os números falam por si: são 34 bandas em 36 faixas.
Outra compilação, "Pircórócócór", do selo Banguela, traz um panorama do rock do interior do Estado de São Paulo. São quatro bandas: Concretness (Santa Bárbara D'Oeste, 150 km a noroeste de São Paulo), No Class e Lucrézia Borgia (Campinas, 99 km a noroeste), Happy Cow (Piracicaba, 170 km a noroeste).
As aspas do alternativo estão aí de propósito. Em primeiro lugar, porque "alternativo" hoje quer dizer qualquer coisa.
Para ficar em um terreno comum, digamos que "alternativo" é mais um espírito do que um estilo. Quer dizer shows pequenos em casas noturnas, selos independentes sem contrato de distribuição com multinacional, divulgação na base do fanzine e do boca-a-boca.
Todas as bandas de "No Major Babes" passaram por esse ritual, mesmo que atualmente estejam mais na boca do povo, como o Planet Hemp. Isso porque a coletânea levou mais de dois anos para ficar pronta (o marco incial data de maio de 93).
Já a coletânea dos "caipiras" já pertence a um momento muito diferente do rock brasileiro, ou seja, pós-Banguela. Duas das bandas, inclusive, estão nos dois CDs: Concretness, o destaque de "Pircórócócó"r e Happy Cow.
Além do valor quase documental e antropológico, "No Major Babes" consegue, em cada uma das 36 faixas, conservar as características idiossincráticas de cada banda. A produção R.H Jackson e de Marcel Plasse revela um cuidado de quem conhece no mínimos detalhes cada uma das 34 bandas.
Assim, mesmo bandas veteranas como Ratos de Porão, que comparece com uma demência chamada "Videomacumba", ou a feliz junção do pioneiro do punk, Clemente, com os decanos do rap, Thaíde & DJ Hum, refazendo clássico "Pânico em SP", soam novinhas em folha.

Disco: No Major Babes, volumes 1 e 2
Lançamento: Caffeine Music/Paradoxx
Disco: Pircórócócór
Lançamento: Banguela/Warner

Texto Anterior: Coleção ``Audiophile Classics" traz CDs com russos baratinhos
Próximo Texto: Monsters of Rock 95 traz Ozzy Osbourne
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.