São Paulo, sábado, 22 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

China veta feministas tibetanas em reunião; Baleia rara aparece no leste da Austrália; Italiano compra 3ª maior TV do país; Tribunal nega pedido para soltar Nichols; Sendero Luminoso mata 21 soldados; Secretário francês é acusado de racismo; Presidente do Chile nega anistia a militares; Moçambique quer ir ao Commonwealth

China veta feministas tibetanas em reunião
Por pressão da China, as organizações feministas do Tibete não participarão da Quarta Conferência da Mulher, que acontece em setembro, em Pequim. O Tibete é um território ocupado pela China em 1950, com forte influência separatista. A decisão foi anunciada pela ONU.

Baleia rara aparece no leste da Austrália
Uma baleia branca, espécie considerada muito rara, foi vista ontem no litoral leste da Austrália. Foi a quarta vez desde 1991 que o animal -provavelmente o mesmo- é visto na região. Não se conhece outra baleia desta espécie no mundo. Foi uma baleia desta espécie que inspirou o escritor Herman Melville a escrever "Moby Dick".

Italiano compra 3ª maior TV do país
O empresário Vittorio Cecchi Gori, de Florença, comprou a TV Telemontecarlo por US$ 100 milhões. A emissora é a terceira mais importante do país. Gori se torna, assim, o segundo maior empresário da área de telecomunicações da Itália, atrás de Silvio Berlusconi. Até 1992, a TV pertencia ao brasileiro Roberto Marinho. Desde 93, o canal estava sob administração de um banco.

Tribunal nega pedido para soltar Nichols
Um tribunal federal de apelação em Denver (EUA) negou um pedido de "habeas-corpus" (libertação) para Terry Nichols, acusado de atentado a bomba contra um prédio em Oklahoma City, em abril, que matou 167 pessoas. Por unanimidade, os três juízes consideraram que Nichols é perigoso se ficar em liberdade.

Sendero Luminoso mata 21 soldados
Pelo menos 21 soldados morreram em uma emboscada da guerrilha de esquerda peruana Sendero Luminoso em Huánuco, a 600 km da capital, Lima. Uma patrulha do Exército foi atacada por 180 membros da guerrilha.

Secretário francês é acusado de racismo
O secretário de Estado francês para a Educação Superior, Jean de Boishue, terá que responder na Justiça à acusação de que fez insultos racistas em um livro que escreveu. No livro, o secretário diz que famílias africanas na França têm muitos filhos para receber vantagens.

Presidente do Chile nega anistia a militares
O presidente do Chile, Eduardo Frei, rechaçou a proposta da oposição de direita de liberar a pena dos militares que cometeram crimes políticos durante o regime do general Augusto Pinochet (1973-90). Um dos beneficiados seria Manuel Contreras, condenado a sete anos de prisão pela morte do ex-chanceler socialista Orlando Letelier em 76.

Moçambique quer ir ao Commonwealth
O presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, disse que seu país irá pedir neste ano para entrar no Commonwealth. O país seria a primeira nação a entrar no grupo sem ter sido uma colônia britânica.

Próximo Texto: Paraguai extradita brasileira amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.