São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

Grande loja vende; pequena fecha

DA REDAÇÃO

O comércio de São Paulo vive um momento ambíguo. Enquanto as grandes redes do varejo estimam crescimento de até 50% nas vendas deste mês em relação a julho de 94 -o primeiro mês do Plano Real-, o comércio de pequeno porte começam a fechar uma porta atrás da outra.
Segundo o sindicato que reúne os pequenos comerciantes, 20% dos estabelecimentos que estavam em operação no Estado de São Paulo há um ano já não funcionam mais.
Pior: o número de empresas fechadas no período é superior ao que aparece nas estatísticas. Para cada empresa que dá baixa no registro da Junta Comercial, outras três simplesmente fecham as portas sem se importar com a burocracia.
Esse dado aparece em estudo realizado pelo Sindicato das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Comércio do Estado de São Paulo.
Em outra pesquisa, a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FCESP) mostra que, na opinião de 50% dos pequenos e médios comerciantes, a situação econômica do país hoje está pior que em junho. No mês passado, 38% consideravam ter havido piora em relação a maio.
Na outra ponta, as grandes redes do varejo adotam uma estratégia de financiamento com recurso próprio para driblar o arrocho ao crédito imposto pela política do governo.
Apesar dessa aparente ousadia nos negócios, os magazines também tomam suas precauções. A maior parte deles busca mecanismos para fugir da inadimplência e adota algum tipo de reestruturação. Para enxugar custos, vale tudo: investir em informática, cortar pessoal, rever espaço e estoque.
``O ônus de manter um estoque de produtos alto dentro das lojas começou a ser levado em consideração pelos empresários", afirma o consultor Miguel Roberto Gherrize, sócio da empresa Arthur Andersen, de São Paulo.
Para o também consultor Gustavo Ayala, o Brasil tem hoje um número ``excessivo" de lojas em todos os setores. Ele prevê uma reestruturação ``dramática" das grandes redes nos próximos anos.

LEIA MAIS
sobre o comércio na pág. 2-8

Próximo Texto: Pela desobediência; Conta do socorro; Nova sociedade; Evento fiscal; Em mudança; Sem composição; Construção pesada; Ecos da discórdia; Posse disputada; Leitura dirigida; Pouca fé; Mala cheia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.