São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

para ficar com tudo em cima

MARISA ADÁN GIL

Busto bonito é, acima de tudo, uma questão de sorte. Ou de genética. É a herança familiar que regula a evolução dos seios durante o crescimento, determinando se estes terão propensão à queda e às estrias, que são o sinal de rompimento das fibras elásticas da pele. Certas precauções podem adiar ou até evitar a derrubada total.

O uso do sutiã -até mesmo na hora de dormir, segundo alguns especialistas- é a prevenção mais garantida, reduzindo os efeitos da gravidade.
Variações constantes de peso são o caminho mais curto para seios flácidos. Nenhuma pele é capaz de acompanhar mudanças constantes no conteúdo.
Para preservar a pele, use hidratantes comuns. Não confie em cremes que prometem "enrijecimento". São pura fantasia.
Seios não são músculos. Assim, não há como "levantá-los" com exercícios. Você pode, no máximo, conseguir uma leve projeção para a frente.
Estrias podem ser tratadas só no começo. Mas levantar mamas caídas só com cirurgia -solução que só deve ser feita após os 18, quando os seios já estão plenamente desenvolvidos. M. Ad.

fontes: Munir Curi e Ithamar Nogueira Stocchero/Sociedade Brasileirade de Cirurgia Plástica; Luciane Scattoni/dermatologista

para cima
1. usar o sutiã, até mesmo para dormir
2. ingerir mais proteínas e menos gordura
3. hidratar a pele

para baixo
1. variações de peso
2. cremes pseudo-enrijecedores
3. exercícios para "levantar os seios"

Texto Anterior: Elton John; Nossa Língua Portuguesa; Camila Pitanga
Próximo Texto: a bandeja antidesastre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.